PodIrrigar - Os primeiros passos para o uso racional da água e infra estrutura de logística de transporte no Brasil


PodIrrigar - Os primeiros passos para o uso racional da água
É muito comum se dizer ou se ler que é preciso aumentar o uso racional da água na agricultura, mas de fato, o que isso significa? Eficiência no uso da água ou mais modernamente, a produtividade da água, é a relação ente o peso recolhido por cada metro cúbico de água utilizada para fazer aquela produção e usar racionalmente a água na agricultura, é colocar técnicas que possam levar à constatação de que esta relação apresenta valores tidos como adequados e, reconhecendo-os, identificar pontos de fragilidade que possam aumentar esta relação. 
Um exemplo desta situação é mostrada por TEIXEIRA et aj (2014) no artigo "Irrigation performance assessments for corn crop with Landsat images in the São Paulo State, Brazil" (Avaliação do desempenho da irrigação da cultura do milho com imagens Landsat no Estado de São Paulo) quando avaliaram o desempenho de uma área comercial com cinco pivôs centrais produzindo silagem e outros cinco produzindo grãos e a produtividade da água média foi de 9,5 kg/m3 e 2,0 kg/m3, respectivamente, mas variando entre 7 e 13,3 kg/m3 e nos grãos entre 1,7 e 2,6 kg/m3, cabendo então a análise de quais fatores levaram à esta diferenciação e com ajustes, melhorar a uniformidade da produtividade e com indicadores médios superiores aos verificados.
Mas, qual seria o primeiro passo para o mensurar se estamos fazendo o uso racional da água, ou qual seria a primeira providência a ser adotada pelo Irrigante para saber como está usando a água?
Em primeiro lugar o Irrigante deve conhecer qual a capacidade de irrigação do seu sistema, isso pode ser feito através da Ficha Técnica de projeto, muitas vezes, relegada ao fundo de uma gaveta, mas preferencialmente - especialmente para os sistemas mais antigos - realizar a avaliação do sistema em campo, quando conhecerá também a qualidade da sua irrigação, ou seja, com que uniformidade a água é aplicada, e o indicador chama-se CUC (Coeficiente de Uniformidade de Christiansen) e este valor deve ser preferencialmente maior que 80%, quando aproximadamente 85% da área será adequadamente irrigada.
Conhecendo o sistema de irrigação é hora de anotar e somar todas as irrigações e as chuvas durante a safra. Sistemas de gerenciamento remoto da irrigação fazem isso automaticamente e durante e após a safra, é só pedir o relatório.
E também deve-se conhecer a evapotranspiração da cultura ao longo do ciclo e assim, junto com a produtividade em kg/ha da cultura se pode calcular a produtividade de água por irrigação e pela evapotranspiração, e a proximidade entre estes indicadores permite ao Irrigante avaliar o quanto racional está sendo usada a água. 
Um refinamento destes indicadores seria pela avaliação da evapotranspiração atual feita por sensoriamento remoto ou métodos micrometeorológicos, mas aí é papo para outra edição e também para os Consultores que atuam no mercado, dada a complexidade e custos para a obtenção desta informação.

Webinar Inovagri
Evapotranspiração? O que é isso? Para que serve? Como medir? O que precisa para medir? Saber seu valor me ajuda no quê? E ainda tem a história deste desenvolvimento... Você acha que iríamos responder tendo este time de craques aí que fez isso? E repare? São três gerações de especialistas, só pode dar bom, não acha?








Logística e infra estrutura


Livro "Planejamento ambiental"
"Planejamento ambiental", é o livro de autoria de Luiz Alberto Blanco Jorge, Professor da UNESP, e dos Engenheiros Florestais Humberto de Jesus Eufrade Junior e Caio Vinicius Ferreira Marmontel, baseado em pesquisas que buscam contribuir para o debate e as ações na área de planejamento no meio rural e pode ser obtido gratuitamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características