53,4 milhões de hectares é o potencial para agricultura irrigada preservando nossas matas


Pod Irrigar - 53,4 milhões de hectares é o potencial para agricultura irrigada preservando nossas matas
Esta semana o Instituto INOVAGRI transmitiu em seu canal no YouTube a divulgação da "Análise Territorial Para a Agricultura Irrigada no Brasil" quando Técnicos do MDR, ANA, FAO e o Coordenador do trabalho, Prof. Dr. Durval Dourado Neto apresentaram a atualização dos estudos sobre a potencialidade territorial da agricultura irrigada no Brasil, que servirão de base para a definição de estratégias para a construção do "Plano de Ação Imediata da Agricultura Irrigada no Brasil para o período de 2020-2023".
O documento apresentado é bem robusto, dividido em sete partes e se inicia destacando a importância de políticas públicas no contexto do desenvolvimento rural sustentável e da análise territorial como ferramenta indispensável na condução de estratégias voltadas para agricultura irrigada. Poderia ser mais uma carta de intenções, como tantas outras que já presenciamos e quem já assistiu alguma das nossas participações públicas, gosto de lembar aos mais jovens que já tivemos um Ministério da Irrigação, que pretendia irrigar 3 milhões de hectares e levar o Brasil aos 70 milhões de toneladas de grãos, meta só atingida, exatos 8 anos depois. 
E o que nos faz acreditar que estes estudos refinados que conceitua, qualifica, quantifica e mapeia as áreas em Agricultável, Área Adicional Irrigável de Intensificação, Áreas Adicional Irrigável de Expansão, Área Adicional Irrigável com Água Superficial, Área Adicional Irrigável com Água Subterrânea, Área Adicional Irrigável Total, Área Irrigada e Área Irrigável podem avançar e distribuir oportunidades sócio-econômicas e ambientais é exatamente a empolgação e a integração entre os diferentes órgãos de Governo Federal, à quem cabe dar a diretriz para o desenvolvimento.
Os estudos mostram também ser de 8 milhões de hectares a área adicional irrigável com potencial de ser explorada imediatamente, seria a intensificação das áreas consolidadas com agricultura de sequeiro, que
possuem disponibilidade hídrica para adoção da irrigação, mas que não são irrigadas atualmente.
Nestes estudos que merecem ser conhecidos não apenas pelos números, mas pela complexa metodologia de trabalho envolvendo hidrologia, águas superficiais e subterrâneas, evapotranspiração, classes e uso do solo e outras variáveis bem detalhadas e com forte uso de geotecnologias cujos shapes estão disponíveis para uso futuros, mostram que a região Centro-Oeste é a de maior potencial para irrigação, seguida pelo Sudeste e Norte. O Estado de São Paulo, onde trabalhamos apresenta 4,9 milhões de hectares! Mesmo de grande atividade, não acreditamos que 2020 superará o ano de 2013 na expansão da agropecuária irrigada, especialmente pela falta de PVC no mercado, mas 2021, já entra com grandes perspectivas no avanço das oportunidades oferecidas pelos sistemas de irrigação! À conferir!  
Esta foi a edição de 27 de novembro de 2020 do Pod Irrigar - o podcast da agricultura irrigada. Disponível em https://podcast.unesp.br/15724/podirrigar-professor-da-unesp-fala-sobre-o-plano-de-acao-imediata-da-agricultura-irrigada-no-brasil-2020-2023   Outras edições do PodIrrigar estão disponíveis em https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar


Acesse também pelo Spotify, no Deezer e caso queria baixar e ouvir em outro momento é aqui em  https://podcast.unesp.br/download/15653/20201106-pi-climas-m5_u28_06112020092020.mp3

Parceria UNESP  e UNL

Vídeos-aula com o Engenheiro Agônomo Rodrigo Franco Vieira
O Engenheiro Agrônomo Rodrigo Ribeiro Franco Vieira tem feito um trabalho inovador ao mostrar que a eficiência do uso da água e a sustentabilidade da agricultura irrigada que deve ser feita usando métodos e sistemas adequados de irrigação, com análise de custos, de alternativas energéticas e com respeito e entendimentos das questões ligadas aos Transientes Hidráulicos. É o autor do livro "Manual de Válvulas Hidráulicas", editado pela CODEVASF e uma referência neste tema.


Aqui recuperamos o conjunto de seis vídeo-aulas do programa Sala de Aula do Canal do Produtor do CNA SENAR em que Rodrigo dá boas vindas ao oportunizador mundo da irrigação:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características