Irrigando feijão no Noroeste Paulista: quando de água a cultura precisa e oportunidades de aprender com Webinares


PodIrrigar: Irrigando feijão no Noroeste Paulista: quando de água a cultura precisa
Acaba ser publicado no volume 9 da revista Water Resources and Irrigation Management - WRIM - o artigo Estimativa da demanda hídrica do feijoeiro no Noroeste Paulista, de autoria de Larissa Godarelli, Hernandez e Carvalho que traz duas informações importantes ligadas à correta estimativa da evapotranspiração da cultura em função da época de semeadura e da importância da escolha da estação agrometeorológica mais representativa do local que está sendo irrigado.
A evapotranspiração da cultura depende da época de semeadura porque as condições climáticas locais variam com o decorrer dos meses, mas tudo começa com a estimativa da evapotranspiração de referência para a correta e precisa estimativas da demanda hídrica das culturas. No caso do feijoeiro quando semeado entre 15 de abril e 15 de agosto em dois municípios da região Noroeste Paulista pode ter as necessidades hídricas da cultura variando entre 221 e 400 mm e esta análise quando feita previamente combinada com o regime de chuvas é uma excelente atitude para a redução dos custos operacionais com os sistemas de irrigação.
A região onde foi desenvolvido este estudo conta com a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista que tem no Canal CLIMA da UNESP a sua parte visível onde o Irrigante pode e deve buscar de forma livre e gratuita as informações da evapotranspiração de referência para cálculo da evapotranspiração da cultura. Mas estando com a área de interesse entre as estações, ou seja, quando se há oferta de informações climáticas, em qual estação buscar as informações climáticas mais representativas que levarão à maior precisão nas estimativas da demanda? Nem sempre a estação agrometeorológica mais próxima é a mais representaiva e o estudo mostra a influência da direção e velocidade do vento e também usa o conceito e mapas de Zonas Homogêneas de evapotranspiração realizados por Josué Silva Júnior (2017) na região.
A artigo é interessante porque vai além das informações regionais, mas também permite o entendimento da importância das variáveis agrometeorológicas e do processo de estimativa da evapotranspiração das culturas. #ficaadica escutar esta edição do PODIRRIGAR - o podcast da agricultura irrigada -  de 15 de março de 2021, disponível em https://podcast.unesp.br/16046/podirrigar-irrigando-feijao-no-noroeste-paulista
Prefere o Spotify: 
Caso queria baixar e ouvir off line: 




Nesta edição do PODIRRIGAR - o podcast da agricultura irrigada -, O Professor Dr. Everardo Mantovani, atual Presidente da Associação Brasileira de Irrigação Drenagem (ABID), comenta sobre a missão do atual grupo, promovendo informações sobre a agricultura irrigada. A associação tem uma grande importância na interlocução com diversos órgãos do governo, associações nacionais da agricultura, produtores e indústria. Conheça em poucos minutos mais sobre a ABID!
Prefere o Spotify: 
Caso queria baixar e ouvir off line:



O INOVAGRI Webinar #09/21 trouxe uma história bonita para ser discutida e um olhar para o futuro, contada por quem fez a história dos 50 anos da ABID e por quem projeta a ABID do Futuro, motivados para distribuir novas oportunidades na agricultura irrigada. Eu, mesmo, entrei  para este mundo pelas mãos da ABID em 1987, quando nos foi oferetado um estágio no Polo Petrolina/Juazeiro e só então pude perceber ou acordar para a dimensão do que o Presidente Helvécio Saturnino sempre dizia dos “efeitos multiplicadores na sócio economia” e acrescento, também no ambiental.  "Nova Dinâmica para a AGRICULTURA IRRIGADA: Instituições e Personagens"!



PODIRRIGAR: SEMINÁRIO IBERO-BRASILEIRO DE AGRICULTURA IRRIGADA - 11 E 12 DE MAIO DE 2021

Você já percebeu que nesta pandemia tem faltado muita coisa, de pneus, veículos à cimento, mas nunca alimentos?
Com certeza ouviu dizer que #oagronaopára, mas para que tenhamos oferta de alimentos o ano todo, com estabilidade e segurança alimentar, verdadeiros heróis entram em campo para que possamos informar que #oagroirrigadaonaopáranunca, representado por 7 milhões de hectares. Esse time tem crescido e deve crescer ainda mais em bases sustentáveis de tecnologia e uso dos recursos naturais, e para isso, a capacitação e inovação deve ser constante.
E teremos na semana que entra mais uma oportunidade para isso!
No PodIrrigar - o podcast da agricultura irrigada - Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Secretário Executivo do Agronegócio do Estado do Ceará comenta o que esperar do Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada, que ocorrerá entre 11 - início às 8:30 h e 12 de maio na plataforma virtual do INOVAGRI.
O evento, reúne as associacões de irrigação do Brasil, Espanha e Portugal, ABID, AERYD e FENAREG, além do instituto INOVAGRI e muitas outras organizações e órgãos, propiciará debates, troca de conhecimentos e experiências no setor da agricultura irrigada entre Brasil, Espanha e Portugal, discutindo o uso consciente dos recursos hídricos e interação entre pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de todos os países envolvidos, através de palestras e mesas redondas.
Prefere o Spotify:
Caso queria baixar e ouvir offline:

Começa na terça-feira, dia 11 de maio, abertura às 08:30 horas (BRT/GMT-3). Confira mais informações sobre o evento, incluindo programação em: https://inovagri.org.br/ibero-brasileiro
Confira valores e faça sua inscrição em: https://inovagri.org.br/seminario-ibero-brasileiro-inscricoes

Webinar Inovagri

Uma prévia do que se esperar do Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada, que terá abertura nesta terça-feira, dia 11 de maio, abertura às 08:30 horas (BRT/GMT-3) pode ser conferida no Webinar #10 do Inovagri. Acredite, não se trata apenas de capacitação e de novos conhecimentos, mas também  de grandes oportunidades.  Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ouvOCNen9sM
Assita também as demais edições do Webinar INOVAGRI!

[PodIrrigar]
O [PodIrrigar] é o podcast da agricultura irrigada. Produzido pelo Jornalista Renato Coelho da ACI UNESP tem como coordenação técnica o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP que, semanalmente, utiliza apenas três minutos para levar informações sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia, em mais uma das ações para democratizar o conhecimento e a informação. Com frequência recebe convidados para abrilhantar as edições.
Se interessou? Acesse todas as edições a partir de: https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP utiliza além do [PodIrrigar], outros cinco canais de comunicação distintos para democratizar o conhecimento e a informação ligada à agricultura irrigada integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, com acesso a partir do Canal da Irrigação em www.feis.unesp.br/irrigacao e também do Blog da AHI em https://irrigacao.blogspot.com.br
Há também o Canal da Irrigação no YouTube em https://www.youtube.com/user/fernando092 e o monitoramento climático do Noroeste Paulista pode ser acompanhado com atualização à cada 5 minutos a partir do Canal CLIMA da UNESP em http://clima.feis.unesp.br. Todas as atualizações de conteúdo são informadas na fanpage no Facebook a partir de https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira 

PODCAST - #063​ O Clima Entre Nós - Ar seco e o nosso coração
O ar seco prejudica o nosso aparelho respiratório e a nossa pele, mas também pode afetar o nosso coração, que é um órgão vital. Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com o dr. Jairo Pinheiro, cardiologista e coordenador de Ecocardiografia Adulto no HCor, para entender como o ar seco interfere no bom funcionamento do coração humano. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características