PodIrrigar - Com periodos longos sem chuva, tudo começa com planejamento e investimentos em reservação


PodIrrigar - Com periodos longos sem chuva, tudo começa com planejamento e investimentos em reservação
Em edições anteriores já falamos que não há outro caminho em relação à segurança hídrica para os diferentes usos: capacitação constante, planejamento, uso da água com inteligência e investimentos, em equipamentos e softwares modernos e também na reservação da água. 
O baixo de volume de chuvas registrado no ano passado fez com que entrássemos em 2021 já "devendo" em grande parte do país. Aqui no Noroeste Paulista, estamos com menor volume de chuvas desde dezembro, e registramos em média 93 dias sem chuva diária maior que 10 mm, ainda que Populina - às margens do Rio Grande - que já amargou no ano passado 182 dias sem chuvas, lidera novamente este ano com 122 dias.


A situação aqui, encontra paparalelo em muitas outras regiões do país. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulsita, operada pela UNESP, registra a evapotranspiração de referência média de janeiro até o momento exatamente a média histórica de 3,5 mm/dia, o que dá 757 mm em 2021, superior ao volume médio de chuvas que está em apenas 410 mm, -43% do esperado (721 mm) e faltando apenas 4 meses para acabar o ano, representa apenas 34% do esperado no ano todo. Ainda que haja variação grande entre os municipios, com Ilha Solteira chovendo apenas 280 mm e Pereira Barreto em sua face Noroeste com 540 mm, o cenário é desolador e o alerta vem de todas as direções, desde como mitigar os efeitos das baixas umidades relativas, à como economizar água e planejar a segurança hídrica futura.


Com córregos e represas secando, redobramos a aposta na reservação de água na propriedade, com barramento de terra e técnicas de conservação do solo, como curvas de nível ou terraços.
Neste cenário de seca, a expectativa é de que os órgãos ambientais reduzam as vazões solicitadas nas outorgas e assim, o barramento surge novamente como opção viável para a segurança hídrica da propriedade, fato que toda água guardada pode ser usada para a irrigação, sem a restrição que ocorre sobre a vazão regionalizada. 
Focos de erosão podem se tornar barragens e é tempo também de aproveitar a situação para fazer limpeza e adequações nos barramentos existentes visando guardar ainda mais água quando a chuva voltar. 


Pensar um solução de médio e longo prazo é uma exigência atual, do curto prazo. e desenvolver resiliência aos extremos climáticos exige mudança de postura, decisão, capacitação, investimento e gestão!


Notícias



Monitor de seca
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.
Na Região Sudeste, os 4 estados registraram piora na condição de seca devido à persistência de chuvas abaixo da média. Houve aumento da área com seca fraca (S0) em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A intensificação da seca foi registrada em várias áreas, com destaque para o sul, oeste e norte de Minas Gerais, leste e oeste paulista e norte do Espírito Santo.
Em São Paulo, devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses, ocorreu o avanço da seca extrema (S3) na porção central e oeste, da seca grave (S2) no sudeste e da seca moderada (S1) no nordeste. Os impactos são de curto e longo prazo (CL) em todo estado.


Comentários

  1. Excelente artigo.
    Eu trabalho com gramas na Real Gramas e estamos sentindo a falta de chuvas. Estamos com plantações de 6 tipos de gramas, a saber: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Mapa do Site, Grama preço m2, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho.
    E todas elas estão sentindo a seca que tem se alastrado por todo o país.
    Creio que um manejo especial e uma política de irrigação bem pensada é essencial nestas horas para podermos economizar o máximo de água.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características