PodIrrigar - O nível dos reservatórios das hidrelétricas e as consequências para a agropecuária irrigada


PodIrrigar - O nível dos reservatórios das hidrelétricas e as suas consequências
O atual cenário energético e econômico comporta muita desinformação, seja por desconhecimento, seja por má fé, devido ao atual cenário político. Ignorar que a economia brasileira está em alta - bombando mesmo e o consumo de energia é um dos parâmetros para essa conclusão -, é torcer contra o país e o futuro de gerações.
Podemos usar a demanda energética do Brasil para inferir sobre a sua matriz e o nosso desempenho econômico atual! Por dois dias seguidos, 21 e 22 de setembro, o Nordeste bateu o recorde de demanda instantânea de energia e neste dia, o SIN - Sistema Interligado Nacional registrou a marca de 91,5% da demanda máxima histórica de energia no país e a média da última semana ficou em 88% do valor histórico.


Para que o desenvolvimento não pare, há a necessidade de geração de energia e nesta semana nossa matriz contou com a participação da térmicas em 27% e das hidrelétricas em 52%. Mais energia das hidrelétricas, significa menor custo de geração, mas, menor o nível dos reservatórios e mais problemas relativos ao uso múltiplo da água.




Quando se trata da agropecuária irrigada, já se foi o tempo em que se estabelecer às margens dos reservatórioa de acumulação era um bom negócio, e hoje, o bom mesmo é estar com a produção de alimentos às margens das usinas que operam à fio d´água! Faz uma grande diferença e o Produtor de Alimentos sob irrigação poderá cumprir a sua missão com segurança hídrica!
Por decisão da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), o Operador está autorizado a chegar na cota de 314 metros em Ilha Solteira (rio Paraná), e em Três Irmãos (rio Tietê), está autorizado a chegar na conta 319,77 metros, quando o volume do reservatório estaria de fato em 36%.  A cota 323 metros utilizada como volume morto para a Hidrovia Tietê-Paraná representa um volume de água de 56,7% da capacidade de armazenamento energético da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, conforme esclarece a Nota da ONS. Perdendo em média 10 cm por dia, ontem, Ilha Solteira estava em 321,82 m e Três Irmãos em 322,36 metros, ainda distantes de 318,57 m e 318,85 metros, registrados na crise de 2015, respectivamente.


A decisão sobre onde gerar energia afeta o nível dos reservatórios das hidrelétricas e impacta diferentes setores da economia, e com o fechamento da Hidrovia Tietê-Paraná, já é verificado um volume maior de caminhões nas rodovias, a logística de transporte fica mais cara e mais lenta e o impacto sobre a piscicultura, turismo, captação de água para os diferentes fins e agropecuária irrigada é real, com Produtores de Alimentos tendo dificuldades técnicas e operacionais para o acesso à água e para a busca de soluções, incluindo a aquisição de nova tubulação e moto-bombas há de calcular a variação do NPSH disponível e a análise técnica das diferentes possibilidades passa por conhecer o ritmo do abaixamento dos nível dos reservatórios e atenção nas informações divulgadas pela ONS para incluirmos alguma previsibilidade na decisão.
Sim, é de se esperar, também nos alimentos a pressão para elevação dos preços, fato que a logística e os isumos estão sendo majorados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características