Agronegócio ganha mais uma alternativa para produção de energia e financiamento com prioridade para a irrigação


Confira na página do PodIrrigar de 29 de agosto de 2022 em: 
Prefere no Spotify ou faça download para ouvir offline.




Agronegócio ganha mais uma alternativa para financiamento com prioridade para a irrigação
A primeira boa noticia veio em 29 de junho com o Plano Safra 2022/23 bem robusto com R$ 340,8 bilhões, ou seja, mais 36% em relação à safra passada. E agora uma nova ação em favor da produção de alimentos sob irrigação acaba de ser editada. A Portaria nº 2.127, de 30 de junho de 2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicada no Diário Oficial da União, estabeleceu os requisitos e os procedimentos para aprovação dos projetos de investimentos considerados como prioritários para fins de emissão de debêntures incentivadas no setor de irrigação.
A ideia central da Portaria é estabelecer requisitos e procedimentos necessários para a aprovação pelo MDR de projetos de infraestrutura voltados para o setor de irrigação em cultivos agrícolas. Neste sentido, a Portaria considera como projeto o conjunto de obras de infraestrutura que, direta ou indiretamente, criem as condições adequadas à prática da irrigação em cultivos agrícolas ou ainda como obra de infraestrutura no setor de irrigação, a aquisição ou construção de obras civis, estruturas mecânicas, elétricas e seus componentes necessários à instalação, como ampliação, recuperação, adequação, modernização e operação do sistema de irrigação, incluindo seus equipamentos e componentes, bem como suas estruturas de captação de água, elevação, condução, reservação, distribuição, drenagem agrícola, sistematização e correção do solo, benfeitorias de apoio à produção agrícola e vias de acesso.
Após a aprovação do projeto, tido como prioritário pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, as pessoas jurídicas, constituídas na forma de Sociedades por Ações, aberta ou não, bem como suas sociedades controladoras, poderão captar recursos por meio de debêntures incentivadas, em linha com o artigo 2º da Lei n. 12.431/2011.
É mais uma oportunidade ou alternativa para que o agronegócio tenha financiamento via debêntures incentivadas, se modernizando com a segurança hídrica dos sistemas de irrigação e garantindo a sustentabilidade do negócio de produzir alimentos.

O que são debêntures? As debêntures são um tipo de investimentos em renda fixa e são títulos de dívida emitidos por empresas com capital aberto na bolsa de valores e funcionam como uma captação de recursos dessas empresas. Assim, é como se os investidores tivesse “emprestando” dinheiro em troca de rendimento futuro. Acesse a Portaria 2127 de 30 de junho de 2022 e os respectivos formulários.

Irrigar é preciso, mas é preciso conhecimentos tanto para projetos como para a operação 

Entretenimento - Paulo Moura
90 anos faria no dia 15 de julho, o saxofonista Paulo Moura. Nasceu em São José do Rio Preto e nos deixou em 12 de julho de 2010, tendo sido maestro, compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista de choro, samba e jazz. Moura era considerado um dos principais nomes da música instrumental do Brasil.
Em São José do Rio Preto no dia 15 de julho se comemora o Dia do Choro, em homenagem ao filho do município. É lá que se encontra o Teatro Paulo Moura, um dos maiores e mais bem equipados teatros do interior de São Paulo. Monezzi Filho e Falleiros (2017) produziram o artigo "Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira".  Que tal desfrutar um pouco da sua música? Aprecie sem moderação com Josildo Sá!!

No El País o título é "Música na quarentena: o jazz do multifacetado Paulo Moura", com o cineasta e produtor musical Fernando Trueba oferecendo uma seleção de faixas do grande saxofonista e clarinetista do Brasil. Simplesmente demais! Aprecie sem moderação! Itamar Assumpção e Paulo Moura, que até canta (situação rara) juntos! Salve a TV Cultura que gravou este espetáculo. Adequadamente observado pelo Itamar! O Instituto Paulo Moura é um ponto de encontro para a música instrumental do mundo, tendo o legado de Paulo Moura como raiz. Confira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características