Recursos hídricos, uso da água, irrigação digital, PodIrrigar com Bruno Kiep e a comunicação sobre a agricultura irrigada na UNESP

Esta edição do PodIrrigar - o podcast da agricultura irrigada - vem carregada de dicas de carreira profissional, tendo como convidado o brasileiro Bruno Kiep, que trabalha nos Estados Unidos como especialista em tecnologias digitais da empresa de Lindsay. 
Bruno destaca as inovações na área da irrigação e o futuro da agropecuária contando um pouco da sua experiência profissional e da dinâmica atual do agronegócio brasileiro em que o digital veio para ficar e devemos perceber e nos preparar para estas novas tecnologias, para nós destacarmos  no mercado de trabalho. Aprecie sem moderação!
Confira na página do PodIrrigar em: https://podcast.unesp.br/17291/especialista-na-area-de-tecnologias-digitais-apresenta-novidades-e-sinaliza-perspectivas-no-setor-de-irrigacao-no-brasil
Prefere o Spotify: https://open.spotify.com/episode/7aHGVOXjVUkzewx6JaCGQ7?si=Lxd-0HnrQr6mxmr5x0SdMQ 
Caso queria baixar e ouvir offline: https://podcast.unesp.br/audios/2023//2023-05-05-20230505piirrigar-05052023-164255.mp3

[PodIrrigar]
O [PodIrrigar] é o podcast da agricultura irrigada. Produzido pelo Jornalista Renato Coelho da ACI UNESP tem como coordenação técnica o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP que, semanalmente, utiliza alguns minutos para levar informações sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia, em mais uma das ações para democratizar o conhecimento e a informação.  Com frequência recebe convidados para abrilhantar as edições.
Se interessou? Acesse todas as edições a partir de: https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar 

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP utiliza além do [PodIrrigar], outros cinco canais de comunicação distintos para democratizar o conhecimento e a informação ligada à agricultura irrigada integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, com acesso a partir do Canal da Irrigação da UNESP em  www.feis.unesp.br/irrigacao e também do Blog da AHI em https://irrigacao.blogspot.com.br 
Há também o Canal da Irrigação no YouTube em https://www.youtube.com/user/fernando092 e o monitoramento climático do Noroeste Paulista pode ser acompanhado com atualização à cada 5 minutos a partir do Canal CLIMA da UNESP em http://clima.feis.unesp.br  

Benefícios do SPD e da ILP para a Agricultura Irrigada e de Baixa Emissão de Carbono
Transformar áreas com pastagens, antes degradadas pela pecuária extensiva, em sistemas tecnificados altamente produtivos é um dos caminhos que garantirá sustentabilidade na prática de produzir carne no território nacional, assim, fundir técnicas agronômicas e sistemas de irrigação proporcionará fluidez ao processo. Acrescente solos bastante arenosos, com elevada infiltração e baixa capacidade de retenção de água à esta base de produção e ainda a perda de produtividade da soja na safra 2021/22 pela má distribuição e ainda menor volume de chuvas, com perda de 10,2% de produtividade média em comparação com a safra anterior (2020/2021). 

Esta foi a receita para a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP realizar a pesquisa “Avaliação do manejo da irrigação em pivô-central com integração lavoura-pecuária na Costa Leste do Mato Grosso do Sul" liderada pelo Matheus Doná. 

O Brasil contabiliza 8,2 milhões de hectares irrigados ante à um potencial de 54 milhões de hectares, portanto, há muito à avançar na segurança hídrica às culturas garantida pelos sistemas de irrigação. Contudo, o manejo da irrigação em solos arenosos exige maior frequência de irrigação e uma maior compreensão e conhecimento da CAD - Capacidade de Água Disponível -, que nestes solos fica entre 0,6-0,8 mm/cm e subir esta capacidade de retenção de água e limitar à elevada infiltração de água depende em muito da elevação da matéria orgânica no perfil, o que chamamos de “construir” o solo. E neste contexto o uso de forrageiras intercaladas com leguminosas é uma prática desejada.

O Engenheiro Agrônomo Ronaldo Trecenti se especializou e tem feito uma ampla divulgação do conhecimento ligado à ILPF - Integração Lavoura Pecuária e Florestas e junto com Gláucia Araújo e Cícero José Teixeira, vamos conversar neste dia 28 de junho, às 19 horas sobre esta nossa experiência na Costa Leste do MS, apresentando os resultados do uso do Panicum Zuri precedendo a semeadura de duas cultivares de soja. Analisamos o conjunto solo-planta-atmosfera, desde a estimativa da evapotranspiração e seu manejo através do software FieldNet Advisor e estações agrometeorológicas próximas e na fazenda, infiltração de água no solo, curva de retenção, crescimento de raízes e muito mais. No canal do Ronaldo Trecenti no YouTube, dia 28 de junho, 19 horas e lembro que somente através de uma informação sólida e robusta, pode-se trilhar um bom caminho! Vem com agente! Te esperamos para interagir conosco!

Recursos hídricos - Escassez hídricos
Nem todos os países tem água necessária para atender as necessidades de higiene desenvolvimento econômico. Conheça uma técnica alternativa para produzir água aplicada no Marrocos, que faz parte do deserto do Saara.



Criatividade e técnica são necessárias para vencer desafios de obter água também no Chile, em Huasco assina pelo nome de "Coastal fog-harvesting tower". Huasco é uma região árida e sua agricultura depende de irrigação. Com seu rios esgotados, a torre de nevoeiro-colheita propõe uma solução engenhosa utilizando apenas energia eólica e da gravidade. A torre de 200 metros é construída como uma espiral que coleta partículas de água da névoa litoral, filtra o sal por osmose inversa e distribui água doce para uma outra forma declínio área agrícola

Torres de bambu podem gerar mais de 20 litros de água por dia para comunidades de regiões em desenvolvimento. Projeto, que não usa eletricidade, promete mudar significativamente a vida de povo africano. Uma nova invenção poderá matar a sede de milhões de pessoas pelo mundo. Na África, por exemplo, diversas pessoas lutam para ter água potável e milhões de habitantes passam de 4 a 6 horas diárias em busca de água, e na maioria das vezes ela nem sempre está limpa. Com a população do continente africando chegando a um bilhão de pessoas, o problema está ficando cada vez maior. Pensando nisso, uma organização sem fins lucrativos desenvolveu uma torre de bambu barata e fácil de montar que ajudará a trazer água limpa para os africanos.
Conheça os detalhes da torre de bambu que produz água, Warka Water Tower, esse é o nome da estrutura que, quando montada, pode fornecer água potável para as pessoas mais necessitadas, podendo chegar a 25 litros por dia! Na Namíbia também há projeto semelhante, conheça-o!  Melhor ter água em abundância, como temos nós... mas sempre usá-la com sabedoria.

Estimando a evapotranspiração
O SMAI é um software ótimo para estimativa da evapotranspiração de referência e da cultura quando se tem apenas as variáveis agroclimáticas. A versão 1.0 está detalhada ficou pronta em 2011 em "Software para cálculo da evapotranspiração de referência diária pelo método de Penman-Monteith".  
Na versão 2.0 possível de estimativa horária da evapotranspiração de referência e está detalhada em "Software SMAI 2.0 para estimativa da evapotranspiração de referência diária e horária". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características