Fortes ventos atingem a região do porto na cidade de Ilha Solteira

 

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira vem falar um pouco sobre o efeito de canalização dos ventos.

Na tarde de hoje a cidade de Ilha Solteira pode presenciar, na região do porto, fortes ventos que ocasionaram prejuízos portuários a habitações locais. Porém, vento dessa magnitude não chegou à cidade e nem a estação agrometeorológica situada na fazendo Pomar da Unesp.

As 17:30 a temperatura registrada na estação agrometeorológica de Ilha Solteira era de 26,8°C com umidade relativa do ar de 86,6% e velocidade do vento em 3,6 km/h. A partir desse momento, nota-se que as linhas de temperatura e umidade relativa do ar possuem comportamento oposto graficamente, como é mostrado nas figuras abaixo.



Com esse comportamento, há o indicativo de chuva, o que realmente ocorreu. Até o momento a estação de Ilha Solteira já registrou um volume de chuva de 27,2 mm.

Os estragos provocados pelo vento na região do porto, especialmente no restaurante 5 ilhas popularmente conhecido como restaurante da dona Rosa, foram fruto de uma canalização do vento. A estação registrou ventos variando a direção tendo o seu máximo de velocidade registrado no dia, até o momento, de 40,4 km/h, com direção noroeste, o que é insuficiente para provocar todo o estrago ocorrido na região do porto, portanto o vento que chegou no porto foi amenizado na cidade.

Confira abaixo algumas fotos e vídeos registrados por pessoas presentes no local.









Para mais informações sobre as variáveis climáticas no Noroeste Paulista acesse o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em: http://clima.feis.unesp.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características