A importância das estações agrometeológicas e sua manutenção

 

Sabe-se que a agricultura depende das condições climáticas e quanto mais o produtor tem informações sobre o clima, melhor será sua decisão para amenizar ou corrigir impactos negativos provocados por efeitos atmosféricos. Tendo tal conhecimento, surge a dúvida, como obtemos tais informações?

Através de uma estação meteorológica, consegue-se monitorar as informações climáticas. Formada pelo conjunto de sensores que coletam dados climáticos do local, tais dados são transmitidos através de antenas ou via internet para um banco de dados, podendo ser um PC, onde são analisados posteriormente afim de auxiliar num melhor manejo da cultura trabalhada além de ser imprescindível na agricultura irrigada.

A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira possui uma rede de estações agrometeorológicas que proporcionam aos produtores da região do Noroeste Paulista tais informações de maneira livre e gratuita através do Canal Clima. As estações da RANP são programadas para realizarem a leitura de uma a cada 10 segundos, o

que é chamado de tempo de varredura. Já o canal clima emite informações a cada 5 minutos sendo essa informação a média de todas as leituras realizadas nesse período.

Portanto para que essas informações sejam precisas, manutenções devem ser realizadas rotineiramente. Um dos sensores que deve ganhar uma atenção especial é o pluviômetro, devido ao fato da água passar por um filtro antes de ser lida, frequentemente encontra-se objetos ou insetos que obstruem a passagem da água o medidor, ocasionando dessa forma em uma leitura que não condiz com a realidade ou, em casos mais graves, podendo nem registrar chuva.

Para mais informações sobre as variáveis climáticas no Noroeste Paulista acesse o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em: http://clima.feis.unesp.br/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características