VII DIÁLOGO INTERBACIAS - Diário de Bordo

Na última semana, do dia 1 à 4 de setembro, participamos do VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos em Avaré/SP. O evento foi organizado pela Diretoria da Bacia do Peixe Paranapanema, do DAEE, e promovido por 17 Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios: Alto Paranapanema; Aguapeí e Peixe; Alto Tietê; Baixo Pardo/Grande; Baixo Tietê; Mogi Guaçu; Médio Paranapanema; Pardo; Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Pontal do Paranapanema; Paraíba do Sul; Ribeira de Iguape e Litoral Sul; São José dos Dourados; Serra da Mantiqueira; Sapucaí-Mirim Grande; Tietê Batalha e Turvo Grande.

Essa edição reuniu mais de 700 inscritos discutindo o tema proposto pela UNESCO no dia mundial da água "Águas Transfronteiriças: Águas Compartilhadas, Oportunidades Compartilhadas".

O evento tem por objetivo dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito da área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.

Terça-feira - 1 de Setembro
Para o primeiro dia do evento, a programação foi calorosa no Hotel Berro d'Água. Após o credenciamento e montagem dos painéis dentro da Tenda principal, foi dado início à abertura oficial do Diálogo contando com a presença ilustre dos representantes de 17 Comitês de Bacias Hidrográficas. E ao final da noite um coquetel preparado para os participantes do evento acolheu a todos com boa música e entusiasmo.

Chegamos a cidade de Avaré/SP, sede do evento.

Hotel Fazenda Berro d'Água, exclusivamente utilizado para a programação do evento.

As margens da Represa de Jurumirin, vista pelo hotel.

Abertura oficial do evento.

Quarta-feira - 2 de Setembro
A estrutura do evento ofereceu inúmeras atividades, como oficinas, mini-cursos, seminários, palestras, mesas redondas, conferências e atividades culturais que aconteciam quase simultaneamente. Participamos então pela manhã do mini-curso" Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos" oferecido pelo Ministrante Eng. Fernando Antônio Wolmer; pela tarde após a conferência "Águas compartilhadas do Brasil: desafios, conflitos e potencialidades" admiramos um pouco de cultura com o teatro "Compartilhagua" da Cia Trem Bão. E durante a noite realizou-se uma reunião entre a Secretaria da Educação e os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Mini-curso de "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos".

"Compartilhagua" da Cia de Teatro Trem Bão.

Reunião na Tenda principal do evento.

Quinta-feira - 3 de Setembro
A manhã teve início com a exposição dos posters, onde apresentamos dois trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação (ambos os trabalhos encontram-se disponíveis no sítio http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php), já a tarde 30 trabalhos selecionados foram apresentados em forma de seminário oral nos Espaços de Diálogo distribuídos por todo o local do evento. Também houve uma nova atividade cultural com o teatro "As Aventuras do Rio Tietê" oferecido pela Trupe Cobra d'Água, grupo da região de Araçatuba/SP. Ao final do dia, com sentimento de despedida, a Tenda principal foi palco de um delicioso jantar dançante.

Apresentação do Poster "MONITORAMENTO DA QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA PARA A IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO NO NOROESTE PAULISTA" por Juliana Polloni Silva. Conheça o artigo!

Apresentação do Poster "LEVANTAMENTO DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS NO CÓRREGO DO BOI, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS", por Juliana Polloni Silva. Conheça o artigo!

Apresentação oral nos Espaços de Diálogo.

Teatro "As Aventuras do Rio Tietê" da Trupe Cobra D'água.

Jantar dançante de despedida.

Sexta-feira - 4 de Setembro
O Diálogo foi encerrado ainda pela manhã com chave de ouro em uma palestra motivacional do renomado Professor Gretz que contagiou a todos com entusiasmo, além da palestra foram premiados os melhores posters e fotografia digital entre os que estavam concorrendo no "Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira". Encerramos nossa participação com sentimento de dever cumprido e saudades das amizades que se consolidaram rapidamente durante estes quatro dias.

Encerramento com uma palestra motivacional.

Prof. Gretz, conferencista premiado na categoria Palestrante do Ano; como o palestrante mais lembrado do Brasil, com os votos de milhares de profissionais de RH em todo o país.

O VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos mostrou-se impecável em sua organização e logística, além de oferecer uma elaborada programação. Encerramos nossa participação neste evento não só com a sensação de dever cumprido, mas também com mais entusiasmo e determinação para poder estarmos presentes em 2010 no próximo Diálogo.

Comentários

  1. Parabéns Juliana! Seu relato nos faz pensar que você representou bem a UNESP Ilha Solteira! Continue assim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características