Córrego do Ipê: Saída de Campo

Nesta última quinta-feira (11/02/2010) foi realizada mais uma saída de campo que faz parte do projeto de monitoramento da vazão e qualidade da água do Córrego do Ipê. Inicialmente, a saída estava prevista para a quarta-feira, porém a chuva que ocorreu na madrugada e no início da manhã impossibilitou a realização da saída.

Parte da área monitorada pela UNESP Ilha Solteira com apoio financeiro do CNPq é considerada Área de Interesse Estratégico do município definida no Plano Diretor aprovado na Câmara Municipal na Lei 151 de 1 de julho de 2008.

A estação agrometeorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP ILha Solteira registrou 51,3 mm de chuva e este evento afetou diretamente a oferta hídrica do córrego.

Em janeiro, a vazão do ponto 2 (que está localizado na saída da represa do Grêmio XV de Outubro) foi de 221,77 m3/h e já neste mês a vazão chegou a 369,12 m3/h. A elevação da vazão neste ponto é sempre uma preocupação, em especial quando o extravasor posicionado na margem direita da represa verte água, pois seu estado de conservação exige reparos e a erosão sob o dispositivo construído em concreto é sempre um risco de rompimento, agravado a cada chuva em que a água passa sobre o extravasador.

Figura 1: Represa do Grêmio XV de Outubro no dia 11/02/2010.

Figura 2: Vertedor da represa (Ponto 2) no dia da coleta.

No Ponto 3, no tubulão da Rotatória da Rodovia dos Barrageiros em direção à Três Lagoas, que já recebe a contribuição de mais afluentes, inclusive duas nascentes vindas do Assentamento da Reforma Agrária (com ausência total de vegetação ciliar) e de parte do núcleo urbano de Ilha Solteira, também pode-se constatar o aumento do fluxo de água, pois no mês de janeiro a vazão do ponto foi de 767,69 m3/h, e já neste mês de fevereiro a vazão chegou a 1233,33 m3/h.

Figura 3: Ponto 3 localizado próximo a rotatória no sentido em direção a Três Lagoas (MS).

Figura 4: Ponto 3 (saída dos tubos onde se realiza a medição de velocidade da água).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características