IRRIGAÇÃO COM VINHAÇA E CARRETEL ENROLADOR

A semana que passou tivemos várias atividades práticas que em breve será retratada em textos e fotos no canal GALERIA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Fomos à FEPE - CERRADO, vimos sistema de bombeamento, estruturas de proteção e pivô central.
Também dimensionamos a pressão na entrada da linha lateral, lembramos as equações de perda de carga e seu uso e ainda definimos critérios para uma adequado projeto de irrigação. Em campo vimos as exigências para a instalação de tensiômetros, baseadas na lâmina média e máxima exploração do sistema radicular e ainda avaliamos a uniformidade e capacidade de duas áreas irrigadas e os problemas relativos à instalação de pluviômetros e estruturas de aferição. Representatividade é a palavra chave na avaliação de sistemas de irrigação.

Nesta semana, pela manhã, vamos à uma área irrigada por vinhaça da Usina Interlagos, onde conheceremos o carretel enrolador ou rolão, como dizem alguns. Um sistema de turbina faz a movimentação do canhão e a água é conduzida por mangueiras de polietileno de média densidade (PEMD) que variam de 50 a 140 milímetros.

A tarde teremos a apresentação dos gráficos da variação do potencial matricial nas áreas irrigadas com grama, citros e coco, comentários sobre assuntos interessantes do mundo da agricultura irrigada, análise da distribuição de água nos setores avaliados e ainda fecharemos a parte de manejo da irrigação via atmosfera, onde a evapotranspiração é a palavra chave. Confira como está o tempo e a a evapotranspiração em nossa região no canal CLIMA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Veja como foram as aulas anteriores AQUI!

Saiba mais sobre os sistemas de irrigação no Portal (1, 2, 3) e no Blog (1, 2, 3) da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Não deixe de fazer as listas de exercícios e conferir a Bibliografia sugerida para a Disciplina! Mas não deixe de consultar as bibliografias abaixo:
BERNARDO, S.; SOARES, A.A.; MANTOVANI, E.C. Manual de Irrigação. 7a. Edição, Viçosa, Editora UFV, 2005. 611p.
BISCARO, G.A. Sistemas de irrigação por aspersão. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2009. 134p. ISBN 978-85-61228-35-4
BISCARO, G.A. Meteorologia Agrícola Básica. Cassilândia: UNIGRAF - Gráfica e Editora União Ltda.2007. 87p.
ELABORAÇÃO de Projetos de Irrigação. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica. Programa Nacional de Irrigação. 1986.
HERNANDEZ, F.B.T. Curso de Capacitação em Agricultura Irrigada, 1, 1999, Ilha Solteira. Ilha Solteira: (1999) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1999, 55p.
HERNANDEZ, F.B.T. Anais do Simpósio Internacional de Fruticultura Irrigada, 1, 1998, Jales. Ilha Solteira: (1998) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1998, 49p.
LOPES, J.D.S.; LIMA, F.Z. de; OLIVEIRA, F.G. Irrigação por aspersão convencional. Viçosa: Aprenda Fácil, 2009. 333p.
MANTOVANI, E.C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L.F. Irrigação - Princípios e Métodos. Viçosa: Editora UFV, 2a. Edição, 2007, 358p.
MELBY, P. Simplified irrigation design. New York, Van Nostrand Reinhold, 1988, 190p.

Os filmes disponíveis no nosso canal no YOU TUBE também contem explicações sobre pivô central (1, 2) e fabricantes de sistemas de irrigação. Confira!

Os principais fabricantes no Brasil do carretel enrolador e acessórios para o mercado canavieiro são IrrigaBrasil, Metal Lavras e Raesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características