Perda da safra fazem agricultores cancelarem festas do milho e feijão

Cerca de 40 agricultores familiares de Teresina amargaram perda de 70% da produção de milho e 50% de feijão.

Cerca de 40 agricultores familiares amargaram perda de 70% da produção de milho e 50% de feijão no projeto de parceria entre a Embrapa Meio Norte e a Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires. Em visita de campo hoje (24), o deputado João de Deus (PT) recebeu pedido para que, através do governo estadual, viabilize irrigação para garantir a colheita no período de estiagem.

Os agricultores recorreram ao deputado em função do parlamentar já ter garantido alguns benefícios para o local, como a estrada de acesso, através da Secretaria de Transportes e a manutenção da rede de energia. O coordenador do trabalho e técnico da Embrapa, José Ribamar, afirmou que já existe projeto licitado.

“Vamos agora solicitar uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural e depois com o governador Wilson Martins. Se tivessem incluído esse item no projeto inicial já estaria pronto e não haveria essas perdas, mas agora é lutar por mais esse benefício para os agricultores”, afirmou João de Deus que, desde 2006, dá apoio aos trabalhadores da área.

Os trabalhares confirmaram que todos os equipamentos já foram adquiridos, falta apenas levar a rede de energia do leito de Parnaíba, cerca de 280 metros, aos campos para a irrigação de 254 hectares. A área é garantida através de comodato entre a Embrapa Meio Norte e a Amba, que foi renovado agora até 2020.

Fonte: cidadeverde.com. 24/05/2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características