Chuva do mês de junho fica abaixo do esperado pelo quinto ano consecutivo

Observando os dados climáticos disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação, o mês de junho, vem apresentando redução da precipitação nos últimos anos.

A média histórica esperada para o mês de junho é de 29,6 mm, portanto nos últimos 5 anos, a precipitação neste mês foi inferior, sendo de 7,1, 0,0, 3,8, 25,4 e 5,1 mm para os anos de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, respectivamente, sendo o ano de 2009, considerado atípico e de 2007 o ano mais crítico, no período analisado.

Essa redução da precipitação pode estar associada a mudanças climáticas que vem ocorrendo ao longo dos tempos.

Essa drástica redução da precipitação reforça a importância da utilização de sistemas de irrigação para assegurar a produção agrícola neste período.

No período de “estiagem”, a forma mais relevante de entrada de água no solo que fica disponível para a planta é através da irrigação, e a retirada se dá pela evapotranspiração, que é a somatória da perda de água pela transpiração da planta e evaporação do solo.

Agricultores que não possuem sistemas de irrigação, costumam ter perda de safras nessas épocas do ano, e aos que possuem o sistema é válido ressaltar a importância do manejo adequado, ou seja, saber quando e quanto irrigar.

Sistema de irrigação por aspersão em uva no município de Marinópolis

Dados climáticos e textos técnicos que auxiliam no manejo da irrigação podem ser obtidos através da Área de Hidráulica e Irrigação. Confira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características