PRESIDENTE DA ABID ESCLARECE 10 PONTOS SOBRE O CONIRD 2010

O Presidente da ABID Helvecio Mattana Saturnino esclarece 10 pontos importantes como destaque do XX CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. fazendo com a participação seja estimulada ainda mais neste evento tradicional que acontecerá em Uberaba - MG a partir de 06 de dezembro de 2010:

1 - No XX CONIRD, que acontecerá este ano de 06 a 08/12/2010, com uma arrojada programação, a Conferência Magna será proferida pelo atual presidente da ICID - International Commission on Irrigation and Drainage, que congrega mais de uma centena de países do Mundo e, da qual a ABID é o Comitê Nacional Brasileiro. Essa conferência acontecerá na noite de 08/12, no local do evento, o Centro de Convenções da ABCZ, em Uberaba.

2 - O presidente da ICID, o Professor "Chandra", é também o Dean of the Faculty of Agricultural and Environmental Sciences (FAES) McGill University - It is at the forefront of advances in applied bioscience, food, nutritional and environmental sciences research and teaching. Located on the Macdonald Campus at the western tip of the island of Montreal, the Faculty is centred within one of the highest concentrations of high-tech activity in Canada. The FAES offers unique multidisclpinary programs that bring together health, environment, food and nutrition, bioproducts, biotechnology and the agriculture sectors.
Contatos: Faculty of Agricultural and Environmental Sciences, Macdonald Campus, McGill University, 21, 111 Lakeshore Road, Sainte-Anne-de-Bellevue, QC H9X 3V9.
Tel : 514-398-7707

3 - As inscrições locais terão início as 07h do dia 06/12, no Centro de Convenções da ABCZ e a abertura as 9h.
Como sempre, o 1º dia terá conferências e seminário focando as políticas de recursos hídricos e o desenvolvimento da agricultura irrigada e reuniões da ABID. Os pôsteres e estandes estarão no local e a nosa tradicional integração tecnológica, científica, ambiental, socioeconômica, mercantil e de logística, tendo-se como motivação os negócios e o desenvolvimento sustentável com base na agricultura irrigada irá permear do local ao internacional e no mais amplo leque possível do que a água pode alavancar de bom para a sociedade, principalmente com os benefícios da intensificação de atividades ao longo de todo o ano.
Segurança alimentar, segurança hídrica, energética, produção de fibras e de biocombustíveis, faz tudo convergir para o bom manejo das nossa bacias hidrográficas, com oportunidades de mais geração de renda e mais empregos, ocupando-se um espaço menor, liberando-se áreas para negócios como florestas plantadas que, por sinal também respondem à irrigação de forma fantástica.
Uma visão mais holística, que faz atentar para mais equilíbrio na gestão dos recursos, com uma melhor recomposição dos espaços nas propriedades, perseguindo-se um desenvolvimento em maior harmonia com a natureza.
Há muito que avançar. É a grande agenda, é o grande norte que se persegue nessas interlocuções, no itinerante trabalho da ABID, que tem celebrado parcerias anuais com as unidades da Federação Brasileira, sendo de dois em dois anos com um dos Estados inseridos em políticas do Semiárido.

4 - A cada ano, as edições da revista ITEM, os Anais dos CONIRDs e as interlocuções em torno dos exemplos proporcionados por cada Estado parceiro, por cada Município, por cada produtor e por todos aqueles que atuam nessas cadeias produtivas, do elo que vai do importante trabalho do estudante, especialmente o da Pós-Graduação, do professor, do pesquisador, dos profissionais da assistência técnica, das empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para a agricultura irrigada, das empresas âncoras que aglutinam forças e fazem florescer grandes negócios, dos agentes financeiros e as mais diversas políticas, fazem desse esforço anual resultados muito gratificantes.
Assim, juntar forças nessa empreitada é um aliciante e desafiador convite.

5 - Este ano, em apoio ao Seminário que ocorrerá em Frutal nos dias 9 e 10/12, não teremos os já tradicionais Dias de Campo que realizamos na 5ª e 6ª feiras.
Assim, a terça feira será dedicada ao campo, com excepcionais programações.
Uma das opções, sob a firme liderança do Engenheiro Agrônomo e associado da ABID Jônadan, do Grupo Ma Shou Tao, ter-se-á a opção do dia de campo com diversas estações sobre pastagens irrigadas, com modulações e exemplos para qualquer tamanho de propriedade, irrigação em cana e, também sistemas produtivos com grãos.
Ou seja, um rico debate, com passagem por diversos empreendimentos, predominância de plantas C4, cujos sistemas de produção ensejam aprendizados e reflexões sobre muitos sinergismos, complementaridades, favorecimento e maior racionalidade na utilização dos fatores de produção ao longo do ano.

6 - A outra opção, foco principal na olericultura, com o apoio do Engenheiro Agrônomo Cláudio Otoni, também associado e parceiro da ABID, um líder na produção de cenoura, beterraba, café, entre outros produtos sob irrigação, com um roteiro que permitirá estações e interlocuções do pequeno ao grande empreendimento sob irrigação.

7 - São dias de campo que estão sendo cuidadosamente preparados, com o envolvimento de muitos parceiros de Uberaba, com o Professor André Fernandes, da FAZU e Uniube, membro do Conselho Diretor da ABID que, juntamente com diversos outros parceiros e associados, está liderando essa organização.
Como muito bem coloca o Jônadan, faça sol ou chuva, todos poderão cumprir um excelente percurso e ter um dia de campo repleto de boas oportunidades para enriquecer seus negócios, sejam eles acadêmicos ou mercantis.

8 - No dia 8/12, toda a parte da manhã será dedicada a 6 oficinas. De certa forma, uma sequência de muito que também foi visto no campo, em um processo interativo para que cada um possa tratar mais a fundo temas como das culturas energéticas irrigadas, a exemplo da cana, como também do dendê e outras oleaginosas.
Oficinas sobre pastagens e outras forragens irrigadas, oficina sobre as oportunidades da olericultura e fruticultura irrigadas, etc., sempre com o foco em projetos com as boas práticas e as oportunidades de negócios e arranjos produtivos e comerciais que possam fortalecer o produtor com oportunidade de avançar em boas práticas e melhores negócios, o que tem sido uma marca desse evento anual da ABID.

9 - Na tarde do dia 8/12 o Seminário, quando cada uma das oficinas apresenta suas conclusões e recomendações em reunião plenária. Este ano, com motivação muito especial, pois no processo cooperativo, os participantes poderão levar mais subsídios para Frutal, no contínuo que se formará com a realização do Seminário no Hidroex.

10 - Esse esforço conjunto será celebrado de forma muito especial. Com o concurso ABID - ICID, o governo de Minas, a CSEI-Abimaq, a ampla mobilização em Uberaba e o apoio da prefeitura e diversas outras instituições, haverá muitas atrações para os participantes.
Com o concurso da liderança de muitos produtores, que enriquecerão a programação de forma marcante, as instituições federais que têm ombreado esses trabalhos anualmente, como a Embrapa, a ANA, as universidades, a SIH-MI e vinculadas, o sistema ATER, o MCT e vinculadas e tantas outras.
Na solenidade de encerramento contaremos com a conferência do presidente da ICID. Estamos todos diante de um excelente negócio. Uma articulação do local ao internacional, que faz emergir grandes oportunidades para todos que participarão do XX CONIRD, em Uberaba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características