Artigos científicos: mais dois artigos sobre o monitoramento da qualidade da água para fins de irrigação são publicados

Nossa Equipe sistematicamente vai ao campo, entra no Laboratório de Água, vai ao NACI, senta, faz os perfiz em CAD, faz cálculos, analisa os dados, confronta com os dados de clima, escreve, compara e conclui, enfim um longo, cauteloso e responsável trabalho de anos para finalmente submeter um paper à uma revista técnica.

Depois esperamos ansiosos a análise e sugestões do Relator e finalmente aguardamos a publicação do artigo. Trabalho de anos que segue passando por vários Orientados até que possa estar a disposição de toda a comunidade científica e interessados em geral.

Assim, mais dois artigos que trata do monitoramento sistemático da qualidade da água e da vazão de microbacias hidrográficas de interesse sócio-econômico no noroeste paulista acabam de ser publicado na Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Volume 5, Número 1 de 2011, disponível a partir de http://www.inovagri.com.br/index.php/category/revista/numero-1-2011/

Em ambos os artigos a elevada concentração de ferro na água, como resultado da ausência de conservação do solo e matas ciliares e assoreamento é o que mais preocupa, especialmente para os irrigantes que se utilizam de sistemas localizados, como a microaspersão e o gotejamento.

O artigo "Análise dos riscos à sistemas de irrigação causados pela qualidade da água do córrego do Coqueiro" avalia a concentração de ferro total, sólidos suspensos, dissolvidos, totais e turbidez na água no período de 2007 a 2009 em 5 pontos georreferenciados.


O Córrego do Coqueiro que percorre 5 municípios e tem o uso da água compartilhado para irrigação de várias culturas e abastecimento das cidades de Palmeira d´Oeste e Marinópolis e na estação seca apresenta baixa vazão, o que traz dificuldades na oferta de água aos usuários, em especial na área de captação da Estação de Tratamento de Água.

Erosão e assoreamento são as causas mais importantes pela baixa disponibilidade de água na estação seca e a falta de conservação de solo e matas ciliares levam à grandes ondas de cheia na estação chuvosa, agravando o problema.


O artigo mostra que o córrego do Coqueiro possui baixo potencial de causar danos ao sistema de irrigação para os parâmetros físicos, no entanto, devido a concentração de ferro na água o manancial que apresentou médio a alta potencial de risco de entupimento ao sistema de irrigação, a utilização de sistemas sem filtragem, principalmente nos sistemas localizados (microaspersão e gotejamento), pode causar risco de obstrução de tubulações e emissores, principalmente em captações de água posicionadas no trecho final do manancial, que recebe a forte influência de erosões de grande porte.

Na regão do terço final do córrego Cinturão Verde é indicada a oxigenação artificial da água para uma maior eficiência dos sistemas de filtragem, obrigatório em irrigação localizada. Irrigantes com sistemas localizados devem ficar atentos à variação da qualidade da água e da pressão no sistema, com o propósito de garantir maior durabilidade do equipamento e com satisfatória uniformidade de aplicação de água, cada vez mais exigida em situação de escassez deste recurso.


Microbacia do Córrego do Cinturão Verde
O artigo "Qualidade da água para uso em irrigação na microbacia do córrego do Cinturão Verde, município de Ilha Solteira" analisa a qualidade de água para a irrigação no Córrego do Cinturão Verde, localizado na cidade de Ilha Solteira no ano de 2009. Trata-se de uma microbacia no entorno da cidade, cada vez mais urbanizada e degradada em termos de erosão e assoreamento, cuja represa que se constitui no maior armazenamento de água da microbacia está totalmente assoreada e correndo riscos de ruptura.

Vertedor sendo erodido na sua parte inferior

Represa no córrego Cinturão Verde totalmente assoreada e eutrofizada

Foram analisados as concentrações de ferro, cálcio, magnésio, sólidos dissolvidos e em suspensão e verificou-se que o maior problema é o assoreamento resultante de processos erosivos, comprovado pela elevada concentração de ferro na água, muito superior ao limite crítico, conferindo alto potencial de danos ao desempenho de sistemas de irrigação - em especial microaspersores e gotejamento - pelo entupindo dos bocais dos emissores.

Represa no córrego Cinturão Verde totalmente assoreada e eutrofizada

É urgente a necessidade de adotar medidas eficazes de conservação do solo e desassoriamento e reforço do talude da represa que corre de rompimento e ainda irrigantes devem ter atenção com o uso de filtros para evitar a deposição de ferro na tubulação do sistema.

Artigos:
BARBOZA, G.C.; HERNANDEZ, F.B.T.; FRANCO, R.A.M. Análise dos riscos à sistemas de irrigação causados pela qualidade da água do córrego do Coqueiro. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v.5, n.1, p.24-36, 2011. ISSN 1982-7679

MOURA, R.S.; HERNANDEZ, F.B.T.; LEITE, M.A.; FRANCO, R.A.M.; FEITOSA, D.G.; MACHADO, L.F. Qualidade da água para uso em irrigação na microbacia do córrego do Cinturão Verde, município de Ilha Solteira. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, V.5, n.1, p.68-74, 2011. ISSN 1982-7679

Mais informações e álbum fotográfico da microbacia do Cinturão Verde:
Registro fotográfico - situação atual: http://www.agr.feis.unesp.br/aula_21_marco_2011.php

Mais informações e álbum fotográfico da microbacia do Córrego do Coqueiro:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características