Coleta de água e medição de vazão no Córrego do Coqueiro

Na sexta-feira (25/03/2011) a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve no Córrego do Coqueiro realizando coleta de água e medição de vazão. O córrego do Coqueiro é um afluente de margem direita do rio São José dos Dourados e localizado na região noroeste paulista, entre os municípios de Palmeira d'Oeste, Jales, Urânia, Dirce Reis e São Francisco.

Esta microbacia atendem aos usos múltiplos da água e muitos usuários dependem deste recurso, principalmente os irrigantes que em período de seca utilizam a água para atender as necessidades hídricas das culturas de interesse. Além disso, a água é usada também para o abastecimento público que atendem duas cidades, Marinópolis e Palmeira d'Oeste.

Observe o registro fotográfico!

Figura 1. Ponto 5 - trecho que sofre influência do Rio São José dos Dourados, observe a inundação próximo a mata ciliar que ocorreu devido as chuvas que estão ocorrendo neste mês de março.

Figura 2. ponto 5 -trecho de mata ciliar.

Figura 3. Cheia no Rio São José dos Dourados próximo ao município de Dirce Reis.

Figura 4. Rio São José dos Dourados.

Figura 5. Rio São José dos Dourados em novembro de 2010.

Figura 6. Rio São José dos Dourados, nesta sexta-feira.

Figura 7. Medição de vazão no ponto 4.

Figura 8. Ponto 2 - próximo ao município de São Francisco, trecho com predomínio de pastagem e pequenos trechos de mata ciliar.

Figura 9. Devido ao excesso de chuva as estradas rurais estão comprometida e entulhos são colocados de forma inadequada na recuperação da estrada.

Figura 10. Visualização da presença de ferro no solo. Nesta situação, tem a possibilidade de encontrar compostos do ferro que são encontrados em todos os ambientes aquáticos, mesmo em concentrações reduzidas e a sua geoquímica é complexa no ambiente e fortemente determinada pela facilidade de suas valências. Os óxidos de ferro mais importantes são: FeO, Fe2O3 e Fe3O4 e cada um deles é oxidado ou reduzido com certa facilidade nas outras formas. Para maiores detalhes sobre o assunto consulte o link:

Figura 11. A nova estação agroclimatológica CR 1000 que substituiu a estação CR 23X, no município de Marinópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características