BOLETIM DO CLIMA: 28 DE OUTUBRO DE 2011

Gráfico de temperaturas entre as estações agrometeorológicas.

Bom dia!

Neste momento (08:45 hs) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 27,5°C e umidade relativa do ar de 73,1%. E ventos de 9,3 Km/h.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 26,5°C, sendo a mínima de 19,3°C (06:31 hs) e máxima de 33,7°C (16:36 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 68,9% , sendo a mínima de 46,1% (16:37 hs).

A evapotranspiração de referência ontem foi de 5,2 mm/dia.

Evapotranspiração é a perda de água pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta ao solo pela chuvas ou por irrigação para a máxima produtividade.

Há 2 dias não chove mais que 10 mm na Estação ILHA SOLTEIRA (última chuva 31.8 mm em 25/10/2011)

No Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é possível o acesso a todas as variáveis agrometeorológicas da região noroeste paulista, bem como a evolução horária do tempo. E você pode conhecer o nosso corpo técnico aqui.

Construção de Ilha Solteira
Moramos e estudamos numa cidade planejada onde está instalada a 3a. maior Usina Hidrelétrica do Brasil. Assista a produção cinematográfica realizada em 1973 pelo cineasta franco-brasileiro Romain Lesage com a matéria mostrando o final da construção do então maior projeto brasileiro na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No vídeo foram registradas as travessias de balsa pela jusante do Rio Paraná, paisagens, funcionários da obra, a ensecadeira, a casa de máquinas e os primeiros fluxos d'água passando pelos vertedouros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características