Boletim do Clima: 23 de novembro de 2011


Bom Dia!

Nos dias 21 e 22 de novembro choveu na região noroeste. De acordo com os dados climáticos das Estações Agroclimatológicas operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram-se chuva acumulada no período selecionado de 61,7 mm na estação Santa Adélia Pioneiros, Ilha Solteira com 51,3 mm, Marinópolis com 47,2 mm, Populina com 25,7 mm e a estação Santa Adélia com 20,8 mm. Observe o gráfico abaixo:

Chuva no noroeste paulista.

A temperatura máxima entre os dias analisados foi de 36,5°C em Populina (21/11) e com a chegada da chuva houve diminuição nos valores de temperatura. Em Ilha Solteira no dia 21 a temperatura máxima foi de 35,9°C e no dia 22 a temperatura máxima foi de 28,7°C.

Gráfico de temperatura máxima.

A temperatura média variou na região com maior valor de 25,2°C na estação Santa Adélia Pioneiros e a menor média de temperatura foi na estação de Populina.

Gráfico de temperatura média.

A evapotranspiração na região no dia 21 de novembro foi de 5,6 mm nas estações de Marinópolis, Populina, Santa Adélia e Santa Adélia Pioneiros. Neste dia, em Ilha Solteira foi de 5,3 mm e o menor valor de evapotranspiração ocorreu no dia 22 em Populina com valor de 3,2 mm.

Gráfico de evapotranspiração.

Para maiores informações sobre o clima da região noroeste paulista consulte o site: clima.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características