BOLETIM DO CLIMA 25 de Novembro de 2011.


Bom dia!

Neste momento (07:07 hs), em Ilha Solteira, a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 21,1°C e umidade relativa do ar de 97.7%.

Ontem,em Ilha Solteira a temperatura média do dia ontem foi de 26.2°C, sendo a mínima de 19.8°C (05:50 hs) e máxima de 32.4°C (15:51 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 66.5%, sendo a mínima de 37.8% (15:49 hs).

A evapotranspiração de referência ontem em Ilha Solteira foi de 5,5 mm/dia. Na Estação SANTA ADÉLIA em Pereira Barreto registramos 5,1 mm/dia, MARINÓPOLIS teve o menor valor do noroeste ficando em 5,0 mm/dia e a maior evapotranspiração regional aconteceu em Sud Menucci na SANTA ADÉLIA PIONEIROS fechando dia em 5,7 mm/dia, o que significa uma necessidade de água de 57.000 litros por hectare.

Evapotranspiração é a perda de água pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta ao solo pela chuvas ou por irrigação para a máxima produtividade, mantendo a umidade do solo em condições ideiais.

No Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é possível o acesso a todas as variáveis agrometeorológicas da região noroeste paulista, bem como a evolução horária do tempo.


No vídeo a seguir tem-se o Analista de Sistema Jean Carlos Quaresma Mariano explicando alguns destes trabalhos desenvolvidos. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características