Bom Dia!

Neste momento (7:30 hs) apenas 0,5°C separam a maior e a menor temperatura entre as Estações Meteorológicas monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, sendo que Santa Adélia Pioneiros apresenta 22,5°C e Santa Adélia 22,0°C. A estação de Santa Adélia apresenta a maior velocidade do vento com 5,7 Km/h, neste momento o vento predominante na região vem da direção Leste. 

Ontem, na cidade de Ilha Solteira a temperatura média do dia foi de 24,8°C, sendo a mínima de 20,6°C (12:14 hs) e máxima de 31,1°C (10:42 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 87,3%, sendo a mínima de 63,1% (10:42 hs). Já a evapotranspiração de referência foi de 3,8 mm. 

Ontem registramos novamente chuva na nossa região, sendo 93,2 mm em Populina, 30,5 mm em Paranapuã, 9,4 mm em Ilha Solteira e 8,1 mm em Ilha Solteira.


Estes dados nos dão mais uma demonstração de como pode ser grande a variação climática dentro de uma mesma região, o que reforça a importância de ter um bom monitoramento regional do clima. Enquanto a recomendação de distância máxima para o uso de dados meteorológicos é de 50 Km, ou seja, não é recomendado o uso de informações de estações que estejam a mais de 50 Km de distância, isso considerando um relevo plano,  as estações de Populina e Paranapuã estão apenas a 19,05 Km de distância, porém podemos observar que a diferença de precipitação registrada foi de 62,7 mm em apenas um único dia.


Acompanhe mais do clima do Noroeste Paulista através do nosso Portal do Clima.

Confira também a nossa página de Pesquisas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características