Baixa umidade segue atingindo níveis críticos em todo o Noroeste Paulista

Em todas as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista houve registro de umidade relativa do ar abaixo de 30%, valor considerado crítico e de atenção pelas consequências à saúde. Todo o estado de São Paulo vem sendo castigando pelo clima seco, e a falta de chuva no noroeste paulista, que já totaliza 62 dias, vem permitindo que a umidade decresça no decorrer do dia, atingindo valores bastante baixos no fim do dia.

Os menores índices registrados hoje (23) até as 17h e disponibilizados no Portal do Clima (http://clima.feis.unesp.br/) foram 23,2% em Itapura às 15h54, 24,5% às 15h36 em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) e 25,7%  em Pereira Barreto (Estação Bonança) às 16h13.


A evapotranspiração de referência ontem variou entre 3,5 mm/dia em Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros) e 6,1 mm/dia em Ilha Solteira e Pereira Barreto (Santa Adélia). A evapotranspiração é a perda de água por transpiração das folhas e evaporação do solo e que para máxima produção deve ser reposta pela chuva ou pelos sistemas de irrigação. Acompanhe AQUI a evapotranspiração acumulada NO DIA e também a evapotranspiração fechada no DIA ANTERIOR.

Siga acompanhando a umidade relativa do ar e as demais variáveis no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira e os demais trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Nas fotos abaixo o entorno do nosso ambiente de trabalho, o Laboratório de Hidráulica e Irrigação e o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, que conta com sistema de irrigação e garantem conforto visual e térmico, muito importante quando avançamos dentro do período seco.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características