Manhã da Inovação em Campinas



O evento aconteceu ontem (29) durante toda a manhã e eu, Bruno Felipe Reis da Silva, acompanhei de perto todas as informações e novas idéias de possíveis ferramentas a serem implementadas às atividades do projeto PROEX de Extensão "Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental", desenvolvido pela AHI.

Como afirmou a organização, "O foco do evento são os desafios e as novas oportunidades que as redes sociais oferecem para o desenvolvimento da inovação", sendo assim ferramentas para a dinamização da evolução e inovação tecnológica.

Após a abertura, feita pelo líder do GAIA - Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais , Marco Antonio Silveira, a primeira palestrante foi Nanci Gardim (que também trabalha no CTI-GAIA). Em sua apresentação, que tratou o tema: "Inovação Tecnológica e Redes Informais de Comunicação", Nanci abordou as Redes Sociais de uma forma mais genérica, destacando os conceitos que envolvem a comunicação desde o "Grapevine", que nada mais é que a comunicação informal, até a formalização da relação trazendo suas vantagens e desvantagens.

(Nanci Gardim - CTI/GAIA)

Já Daniela Maria Cartoni (Coordenadora geral da Pós Graduação Metrocamp/Grupo IBEMEC), segunda palestrante, apresentou dados de um trabalho em desenvolvimento que visa quantificar e qualificar as palavras-chave ligadas à inovação mais citadas nas redes sociais virtuais. O tema da palestra foi : "A Contribuição das Redes Sociais para a Disseminação do Conhecimento e Apoio à Inovação", e durante a apresentação, Daniela salientou a importância da atuação complementar das redes sociais em relação aos grupos de pesquisa.

(Josué de Menezes - Jornalista)

Finalizando o evento, o jornalista Josué de Menezes (Gestor do blog “Mercados do Futuro” e da rede social “Ação em Cultura da Inovação”) expôs o tema: "As novas dinâmicas do saber em rede". Em sua palestra, Josué provocou a platéia com alguns tópicos como: região do conhecimento x cidade criativa, "Grass roots", que é a dinâmica da inovação, a relação algumas vezes estreita  entre publicidade e tecnologia, além de afirmar que: "O desafio é alinhar a universidade e centros de pesquisa ao o mercado e a "sustentabilidade" da inovação".

(Mesa Redonda)

Por fim, após a mesa redonda, Marco Silveira encerrou expressando o desejo da continuidade das discussões entre os participantes e deixou o convite para a poróxima Manhã, que tratará sobre "Segurança e Trabalho", ainda sem data definida. O evento "Manhã da Inovação" acontece periodicamente e é aberto à todas as pessoas. Mais informações: http://www.cti.gov.br/

Para ouvir o evento na íntegra acesse: http://www.agr.feis.unesp.br/manhadainovacao_29_agosto_2012.php

Continue acompanhando o BLOG da AHI e nossas demais mídias online!

Comentários

  1. Parabéns pela participação! Vamos conversar e ver o que e como podemos aprimorar nossa comunicação a partir dos novos conhecimentos ilustrados nas palestras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características