Madrugada de chuva em toda a região noroeste

Entre a noite de ontem e a manhã de hoje (21 de setembro) foi registrada chuva em toda a região noroeste do estado de São Paulo. Quem acompanha o PORTAL do Clima da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira pode ver que em todas as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista houve registro de chuva à partir das 23:00.


Até a meia noite de ontem, Ilha Solteira foi a cidade onde mais choveu, com 14,0 mm de chuva, seguida por Itapura com apenas 4,6 mm. No entanto, à partir das 4:00 da manhã, choveu forte em Pereira Barreto e Sud Mennucci, fazendo com que as  estações Bonança e Santa Adélia Pioneiros liderem até o momento (8:30), com os maiores volumes de precipitação:


Com isso, desde o início das chuvas no dia 19 de setembro, o total chovido foi de:

ILHA SOLTEIRA: 29,2 mm
SANTA ADELIA (PEREIRA BARRETO): 26,2 mm
MARINÓPOLIS: 14,1 mm
BONANÇA: 50,8 mm
ITAPURA: 53,1 mm
SANTA ADÉLIA PIONEIROS (SUD MENNUCCI): 52,1 mm
POPULINA: 13.7 mm
PARANAPUÃ: 12,1 mm

A chuva vem para amenizar os impactos da seca, recompondo a evapotranspiração das plantas, que é uma das principais variáveis climáticas a serem consideradas para garantir as culturas agrícolas. Esse assunto foi o tema dessa semana no Podirrigar, o podcast semanal da AHI no portal da UNESP que semanalmente aborda temas ligados à agricultura irrigada e à agroclimatologia. Confira aqui:

Continue acompanhando a chuva, a temperatura e as demais variáveis climáticas através do PORTAL do Clima da AHI. Nele é possível realizar um cadastro e ter acesso ao banco de dados histórico do clima no Noroeste Paulista. Além disso, a cada 5 minutos os dados são atualizados, possibilitando o acompanhamento em tempo real. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características