Resenha semanal da agricultura irrigada e muito mais

"Mesmo com tantas ressalvas, o Ranking Universitário Folha é uma ótima iniciativa e veio para ficar. O jornal agiu bem ao dar espaço para as críticas e, segundo a Secretaria de Redação, mudanças serão estudadas para o ano que vem. É uma boa notícia, porque a academia, que não gosta de avaliações e odeia comparações, precisa ser chacoalhada de tempos em tempos". (Suzana Singer, FSP, 9/09/2012, p.A.7)


A resposta não é tão simples, pois não existe um melhor sistema de irrigação e sim aquele que melhor se adapta às condições de solo, topografia, clima, cultura a ser irrigada e ainda disponibilidade financeira e para  avaliar e escolher o melhor sistema de irrigação o interessado deve procurar um Engenheiro Agrônomo ou Agrícola que saberá reunir as informações técnicas necessárias para a melhor decisão. A UNESP Ilha Solteira em seus canais de comunicação oferece informações que pode ajudar na tomada de decisão sobre agricultura irrigada oferecendo conteúdo sobre como produzir alimentos com o uso da irrigação.

A chuva chegou, mas de forma diferenciada no noroeste paulista, acumulando desde 22 mm em Populina até 70 mm em Itapura e Sud Mennucci. A chuva em alguns lugares veio em grande intensidade e trouxe transtornos para a população. Nos Estados Unidos (California), o Departamento de Recursos Hídricos abre a discussão sobre os sistemas de alerta contra a seca em evento de três dias. O National Integrated Drought Information System (NIDIS) e outras agências e programas ligados à seca discutirão o tema dentro de uma perspectivas dos diferentes Estados, incluindo a discussão das falhas no sistema de previsão implantado através de legislação federal em 2006 e operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

No dia 18 de setembro mais um canal de comunicação passou a ser oferecido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que agora tem também um Fan page no Facebook, onde também serão divulgadas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão e é mais uma das atividades do projeto PROEX - Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental que tem como objetivo transformar dados em informações e democratizar o conhecimento, e claro, contribuindo para a modernização da agropecuária brasileira. A aceitação pelos internautas foi muito boa, que avaliamos em cima do número de "curtidas", compartilhamento e comentários. Uma das razões pela qual a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira aderiu de forma institucional ao Facebook é a possibilidade de atingir outro tipo público, que seriam os mais jovens e estamos logrando sucesso, pois 58,5% dos nossos leitores estão com idades entre 18 e 24 anos e outros 24,7%  tem entre 25-34 anos.Nosso público nesta primeira semana de atividade é formado por 61% de homens e 39% de mulheres.

Na semana tivemos pela manhã três seminários sobre a Irrigação na Espanha (10,0), Desenvolvimento com a agricultura irrigada no Chile (7,7) e Casos brasileiros de desenvolvimento com a agricultura irrigada (6,3) e no período da tarde nossos alunos enfrentaram a Primeira Prova de Irrigação e Drenagem.

Stand-Up Profissional
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia promoverá no dia 19 de outubro de 2012, às 19:30 horas o "Stand-Up Profissional: Os desafios e a trajetória de dois Engenheiros Agrônomos ligados pela laranja e pela cana",  quando José Eugênio de Rezende Barboza (Agroterenas) e Nilson Marcos Matsuda (Ambiental Agrícola) formados na UNESP Jaboticabal, em pé e sem recursos multimidia discorrerão sobre suas atividades profissionais de mais de 25 anos, desde a ascensão, os percalços e a volta por cima para se manterem reconhecidos pelo mercado. Anote a data! Ótima oportunidade para aprender e se estimular na carreira!

Agricultura irrigada
Com o aumento crescente da área irrigada e a expectativa do efetivo aumento da eficiência do uso da água, "Make Irrigation Pay" é um programa com vários workshops reunindo centenas de irrigantes promovido pela Irrigation NZ e tem em 2012 o tema "Managing Within Limits", com foco em ajudar os irrigantes a entender o que realmente significa "manejar dentro de limites" com sessões práticas em "Irrigation Essentials" e "Technologies for Managing Within Limits". Conheça as palestras que ocorreram em 2011.

Abel Briceño e Valéria Souza escrevem sobre a importância do Programa Produtor de Água de Goiás.

Safra
Agricultores familiares de SP terão acesso a R$ 970 milhões do Plano Safra 2012/2012 informa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem 72,3 mil famílias de agricultores rurais que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

UNICA revisa projeção para safra 2012/2013 que aponta moagem maior, mas queda na produção total de açúcar e etanol no Centro-Sul. A nova projeção indica uma moagem de 518,50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, aumento de 1,87% sobre a estimativa de 509,00 milhões de toneladas divulgada originalmente em abril e alta de 5,14% em relação ao volume processado na safra 2011/2012, que atingiu 493,16 milhões de toneladas. A expansão no volume de cana é consequência principalmente das chuvas não previstas que ocorreram nos primeiros meses da safra, permitindo um acúmulo de biomassa superior ao projetado inicialmente. De acordo com o CTC, o mês de junho exemplifica o que aconteceu: o índice de precipitação pluviométrica para a área canavieira da região Centro-Sul superou em mais de 200% a média histórica para esse mês. Essas chuvas mais intensas viabilizaram um aumento na produtividade agrícola da área colhida. Dados coletados pelo CTC em agosto mostram que a produtividade agrícola no Centro-Sul atingiu 76,6 toneladas de cana por hectare, contra apenas 66,8 toneladas por hectare observadas no mesmo período de 2011. No acumulado desde o início da safra até 1º de setembro, a produtividade atingiu 76,1 toneladas por hectare, 5,40% acima do total registrado para o mesmo período da safra anterior. Para o presidente interino da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, “diante dos valores apurados, a expectativa é que a produtividade agrícola ao final da safra 2012/2013 fique próxima de 74 toneladas por hectare, superior à prevista no início do ano, justificando o crescimento da moagem”. Apesar de favorecerem a produtividade agrícola, as intensas chuvas no início da atual safra impactaram severamente a qualidade da cana-de-açúcar colhida. Até o início de setembro, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana totalizou apenas 129,49 kg, valor abaixo dos 132,56 kg observados no mesmo período da safra 2011/2012. A projeção revisada indica uma qualidade da matéria-prima de 135,4 kg por tonelada de cana ao final da safra 2012/2013, valor 3,28% inferior à estimativa de 140,0 kg por tonelada, divulgada no início da safra. “O crescimento da moagem não foi suficiente para compensar a queda na qualidade da cana e, em termos de produtos disponíveis para a produção de açúcar e etanol, a safra deverá ser menor que a nossa projeção divulgada em abril”, esclarece Rodrigues. Veja os dados completos da revisão de safra 2012/2013.


Oportunidade
Bolsas na Alemanha para estudos sobre proteção do clima e de recursos naturais através da Fundação Humboldt (AvH) que oferece 15 bolsas de estudos para jovens profissionais de países emergentes e em desenvolvimento que atuam em áreas de proteção do clima e de recursos naturais. As bolsas serão concedidas para a realização de estudos no meio acadêmico-científico, seja em empresas, organizações estatais ou não-governamentais. As inscrições estão abertas até 1º de dezembro de 2012.

Sustentabilidade e meio ambiente
Filosofia de Banheiro: O que é mais ecologicamente correto: jogar o papel higiênico no lixo ou na privada? Depende da qualidade do papel higiênico, como mostra a dica da SuperInteressante. Confira!

Emprego
Há algum tempo venho alertando nossos alunos que uma maneira inteligente de enfrentar a concorrência  dos profissionais que vem de outros paises para trabalhar no Brasil é pelo conhecimento, ou seja, em um claro incentivo à uma maior dedicação na formação de cada um dos nossos estudantes. Mostro números desta "invasão" pelos empregos num cenário de economia aquecida por aqui para estimular nossos alunos a estudaram mais e melhor. Aqui neste blog também já reproduzimos estas estatísticas. Em entrevista à FSP  (8/09/2012) o Chancheler português Paulo Portas acredita que o Brasil deve retribuir o que os portugueses fizeram por dentistas e cobra maior acesso do mercado brasileiro a profissionais que vêm fugindo da crise, sobretudo os engenheiros. Os engenheiros e arquitetos portugueses no Brasil enfrentam hoje o mesmo problema que os dentistas brasileiros tiveram em Portugal nos anos 90: protecionismo. E isso precisa ser resolvido. Esse é o recado de Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, equivalente a chanceler. "Não faz sentido nenhum que um engenheiro português não possa exercer [sua profissão] no Brasil, ou tenha que esconder que é engenheiro e é português", disse Portas. Muitos engenheiros e arquitetos portugueses que emigraram para o Brasil, fugindo da crise, não conseguem reconhecer o diploma no país. Nos anos 90, a discriminação contra dentistas brasileiros em Portugal causou rusgas diplomáticas entre os dois países. O imbróglio levou dez anos para ser resolvido. Leia abaixo trechos da entrevista.

Este tema foi abordado em Editorial da FSP (11/09/2012, p.A.2) que favorável ao ingresso de profissionais estrangeiros se posiciona "... É irracional fechar as portas do país a profissionais de Portugal, como este fez com dentistas daqui. O Brasil precisa atrair quadros qualificados...". É uma defesa bem fundamentada com trechos assim: "Noções preconcebidas e precipitação são as fontes do erro, ensinou o filósofo e matemático francês Descartes já no século 17. Recusar açodada e impensadamente a ideia de facilitar a entrada no Brasil de estrangeiros qualificados - como engenheiros portugueses - conduzirá a equívocos danosos para o interesse estratégico do país. A reflexão se impõe diante das respostas irrefletidas à defesa, pelo ministro luso dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, do reconhecimento de diplomas de engenheiros e arquitetos de seu país interessados em trabalhar no Brasil. Há que ser mais cartesiano ao sopesar prós e contras da questão. O Brasil vive uma carência aguda - em quantidade e qualidade - desses profissionais do método e do rigor, herdeiros da atitude de Descartes perante as coisas do mundo. Segundo estimativa do Ipea, o Brasil precisa formar, até 2020, entre 70 mil e 95 mil engenheiros a cada ano. A Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, porém, estima que em 2010 se tenham diplomado só 41 mil ... Da qualidade do ensino médio à abertura de vagas de engenharia, assim, são muitas as frentes de batalha para sanar a deficiência nacional. E não há por que excluir, de antemão, o recurso a profissionais estrangeiros - desde que submetidos à avaliação expedita da solidez de seus conhecimentos. O problema, em realidade, é maior que o da engenharia ou o dos portugueses. O Brasil precisa desenvolver, paulatina e criteriosamente, uma política racional para atrair imigrantes qualificados de qualquer parte, como fazem os Estados Unidos - onde nacionalismo e cartesianismo se combinam com enorme eficiência, e não por acaso produzem muitos dos quadros que governam o mundo."

Servindo desinteressadamente
Eric Clapton tem na sua biografia uma vida muita intensa, onde tudo foi feito com muita paixão irá leiloar 70 guitarras em prol de clínica de reabilitação e depois do leilão de suas guitarras quando levantou US$ 2,15 milhões obtidos a partir de 75 guitarras e 55 amplificadores. A renda do leilão irá para o Crossroads Centre, um centro de tratamento para dependentes de drogas e álcool que o mítico guitarrista de 65 anos mantém no Caribe. O leilão incluiu instrumentos doados por músicos amigos de Clapton, como Jeff Beck, J.J. Cale e Joe Bonamassa.

Economia
Samy Dana na FSP em seu blog "Caro Dinheiro" em 11 de setembro de 2012 publica o artigo "Sobre Prazer, Dinheiro e Renúncia: Não há escolha sem dor!" que vale a leitura completa. Eis algumas observações importantes: "... Passamos a reparar na enorme quantidade de escolhas que temos que fazer durante a vida, tendo que priorizar algo em detrimento de outra coisa. As escolhas são incontáveis, por exemplo: as amizades, exercícios físicos, o emprego, uma universidade específica, o casamento, a compra ou aluguel, entre outras. Cultivar uma amizade, por exemplo, requer tempo. Logo, escolher um amigo significa abrir mão de tempo que poderia ficar com outras pessoas. ... Ao pensar em casar, a pessoa opta, na maioria dos casos, entre segurança do relacionamento ou ao espírito de aventura da vida de solteiro. Em síntese, em tudo na vida há escolhas e renúncias. ... No entanto, nosso cérebro está sempre melhor treinado para pensar nos benefícios do que na renúncia. Dificilmente ponderamos o peso das renúncias em nossas escolhas." E tem ainda quatro dicas importantes para não renunciar em demasia: (1) Lembre-se sempre que ao consumir você renuncia aos juros que poderia receber da poupança; (2) Uma decisão de consumo afoita pode fazer com que você renuncie a coisas mais importantes, que lhe poderiam lhe proporcionar uma maior satisfação; (3) Quando você faz um financiamento para antecipar uma satisfação, você não só renuncia ao dinheiro do bem como também renuncia às satisfações futuras que poderiam se compradas com o valor do juro; (4) Quando você se endivida mais do que pode, você renuncia também a boas noites de sono!

Na FSP (14/09/2012), Três Lagoas é destaque "Ex-capital do gado vira rainha da celulose" e deve atingir capacidade de 3 milhões de toneladas da matéria-prima por ano, recorde mundial e atrai biodiesel, siderurgia e fertilizante, quadruplica PIB desde 2009 e recebe 15 mil novos moradores. A Jornalista Marianna Aragão destaca que em dois meses, a cidade vai abandonar definitivamente a alcunha de capital do gado e adotar um novo sobrenome: a da capital mundial de celulose. Com a inauguração da fábrica da Eldorado Brasil, em novembro, o município atingirá uma capacidade para produzir três milhões de toneladas de celulose por ano e será a maior capacidade de produção da matéria-prima em uma única cidade no mundo, mudando radicalmente a vocação econômica do município sul-matogrossense que, até a década de 90, abrigava um dos maiores rebanhos de gado do país, de um milhão de cabeças. O investimento de R$ 6,2 bilhões do grupo da J&F se soma ao da concorrente Fibria, que inaugurou em 2009 uma fábrica na região com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas ao ano. Os novos projetos fazem parte de uma onda de investimentos que invadiu a cidade nos últimos oito anos. Nesse período, R$ 12 bilhões foram aplicados em projetos como o da multinacional Cargill, que inaugurou em agosto uma fábrica de biodiesel, ou da Votorantim, que inicia as atividades de uma siderúrgica em novembro. Já a Petrobras constrói uma fábrica de fertilizantes que consumirá R$ 4,25 bilhões e começa a operar em 2014. A ascensão econômica de Três Lagoas é em boa parte justificada pela vantagem logística do município, que está próximo de rodovias, hidrovias e ferrovias. Também atraíram as empresas os incentivos fiscais dos governos, como doação de terrenos e isenção de ICMS. Veja mais dados estatísticos e econômicos e fotos de Três Lagoas.

Do coronel ao empresário: a evolução do produtor brasileiro, conta a história desde os Coronéis do Cacau, os Barões do Café e Estancieiros, até os fazendeiros atuais do Brasil. No Dia do Fazendeiro (21 de setembro) é ilustrada a trajetória destes grandes produtores desde sua chegada nas caravelas portuguesas até os dias tecnológicos atuais.

Entretenimento
Egberto Amin Gismonti (Carmo, 5 de Dezembro de 1947), é um compositor, multinstrumentista, cantor e arranjador brasileiro, considerado um virtuoso da música instrumental, destacando-se pela sua capacidade de experimentação. Já tocou com os mais importantes instrumentista do mundo e algumas das suas obras são Frevo (1), Palhaço (1), Dança das Cabeças, Lôro (1), Trenzinho do Caipira e Maracatú.

Comentários

  1. Realmente Professor, a nossa Fan Page foi muito bem aceita, vista até por pessoas de outros paises...Estamos de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É a nova geração de estagiários da AHI mostrando resultados, parabéns pela iniciativa pessoal

    ResponderExcluir
  3. É isso moçada, espero que vcs aprendam e incorporem alguns princípios de trabalho, como "Tudo ao mesmo tempo! Agora!" ou o "Just do it! Now!" e sempre vencendo novos desafios e aprendendo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente o clima nos últimos dias gerou bastante trabalho... acredito que o acompanhamento feito pela AHI tenha sido excelente!
    Em relação à sustentabilidade eu destaco o tema da oficina 11 da primeira fase do CIC em ISA: água x energia(?) que seguiu a linha deste questionamento.
    A fp da AHI continua bombando, seu MUITO certo!

    ResponderExcluir
  5. Como vimos nessa resenha semanal do excelente blog da Unesp/Ilha Solteira, coordenado pelo Prof. Tangerino,o aumento crescente da área irrigada e a expectativa do efetivo aumento da eficiência do uso da água da a entender que a procura pela irrigaçao localizada como o gotejo,microaspersão ou lepa,tende a aumentar junto com o controle climatico para irrigar exatamente o necessario,trazendo maiores produtividades e menores gastos para os produtores Brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre Alves Nunes Ferreira29 de setembro de 2012 às 20:14

    Pois bem como vimos nesta resenha um ponto importante e que nao existe um melhor sistema de irrigação e sim aquele que melhor se adapta às condições de solo, onde pode se observar arrespeito da cultura da cana onde obteve-se aumento de produtividade de um safra para outra e trazendo menores gastos aos produtores.

    ResponderExcluir
  7. Esta resenha nos mostra o quanto o manejo da água esta ganhando importancia nos últimos tempo, tendedo a irrigação para um menor despedicio de água e energia. Porém cada caso é um caso, por isso é importante a escolha de bom profissional área.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características