Terça-feira chuvosa em toda a região

O dia de ontem (25 de setembro de 2012) foi sem dúvidas marcado por chuva em todo o noroeste paulista. O fim da tarde de segunda-feira já dava indícios de que o clima mudaria, quando até aproximadamente 16:30 a temperatura girava em torno dos 33 °C e passou a cair em todas as estações, chegando a valores próximos dos 26 °C no início da noite. Paralelamente à queda de temperatura, a umidade relativa do ar passou a subir. Aliado a esses fenômenos, os ventos aumentaram e tudo indicava que a chuva cairia.  

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira dobrou suas atenções a possíveis registros de chuva, mas só houve precipitação ontem (25/09). As primeiras gotas começaram a cair pela manhã por volta das 7:00 da manhã. Em Ilha Solteira, choveu cerca de 1 mm nesse horário. O dia seguiu nublado em todo o noroeste e voltou a chover, agora com maior intensidade depois do meio dia. Os maiores volumes de chuva registrados foram em Populina e em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros). Em Sud, houve a maior intensidade de chuva, quando choveu entre 12:00 e 13:00 41 mm, sendo ontem o segundo dia mais chuvoso do ano. Já em Populina a chuva veio acompanhada de ventos fortes de sudoeste de até 50 km por hora, acumulando 38 mm dentro de uma hora.

A água parou de cair no final da tarde, sendo os últimos registro de chuva maiores que 1 mm perto das 18:00. Com o fechamento do dia, o volume total cumulado ficou entre 20 mm e 85 mm, como pode ser visto no mapa a seguir:


Com isso, pode-se afirmar que desde o fim da estiagem na região já temos uma boa reposição da água no solo. Veja o total chovido até agora nas estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista desde o dia 19 de setembro, quando as chuvas começaram:


Apesar da diferença de quase 100 mm entre as estações Santa Adélia Pioneiros e Paranapuã, respectivamente as que apresentaram maior e menor precipitação acumulada, devido o fato de o solo no Noroeste Paulista ter a capacidade de armazenar 1 mm de água para cada 1 cm de profundidade, a recomposição hídrica está garantida em toda a região. 

Veja como funciona essa análise em um trabalho técnico onde se discutiu o "PLANEJAMENTO DO PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO NOROESTE PAULISTA BASEADO NO BALANÇO HÍDRICO".

Todas essas informações estão disponíveis no PORTAL do Clima da AHI online. Não deixe de acompanhar o clima na região e conferir a cobertura que vem sendo feita pela equipe aqui no BLOG e na nossa Fan Page.

Comente!

Comentários

  1. É interessante destacar que a intensidade muito alta da chuva dificulta a entrada da água no solo e ontem essa chuva especialmente em Sud Menucci foi muito intensa, em 30 min choveu mais de 30 mm, chegando a uma intensidade de 89 mm/h.
























































































































































































































































































    ResponderExcluir
  2. E pra quem achou que a chuva iria dar uma trégua realmente nessa terça ela veio com todo seu louvor....E hoje, quarta,esta sendo marcada de ventos frios e calor... =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características