Trabalho prático - Avaliação da irrigação

No dia 2 de junho de 2014 fechamos a série de trabalhos práticos, agora com a avaliação de irrigação, fundamental para o estabelecimento de qualquer programa de de manejo da irrigação, pois fornece ao irrigante a informação de qual é a capacidade do sistema em entregar água ao solo e também com qual qualidade esta aplicação está sendo feita.

Foram utilizadas duas áreas irrigadas e o tempo de irrigação foi de 40 minutos na área em frente ao NACI utilizando 5,9 m3 de água e de 1 horas e quarenta minutos com 16,2 m3 na área entre o LHI e o Lab. de Fertilidade do Solo a partir das 14:15 horas. Os grupos terão até 6 elementos e o trabalho sobre a avaliação da irrigação foi realizada na área anexa ao LHI, com aspersores tipo pop-up. Trata-se de uma área com obstáculos físicos que impõem mais um elemento que afeta a uniformidade e deve ser analisado junto com os outros, tais como perda de carga, declividade, pressão e sobreposição.

Os alunos deverão caracterizar os emissores e instalações, fazer a interpretação dos coeficientes estatísticos (ou seja, os coeficientes CUC e UD, lâmina média, pontos de sub e super-irrigação, ou área adequadamente irrigada e soluções para melhorar o desempenho), propor soluções (seguindo os itens acima descritos) e por fim fazer um programa de manejo da irrigação (tabela) com base na evapotranspiração média mensal diária (usar os dados do canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira), definindo o tempo de irrigação diário a cada mês.

Na aba ATIVIDADES ACADÊMICAS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira você encontrará a planta plani-altimétrica da áreas, croquis dos aspersores e o projeto de irrigação do entorno do LHI - NACI, como referência para o trabalho, especialmente em relação à posição dos coletores e as medidas de melhoria (ou não) propostas.

Vários órgãos e Insituições utilizam Laboratórios Móveis para avaliação dos sistemas de irrigação na propriedade. Veja como é esse trabalho no DWR - California, o Mobile Irrigation Laboratory do USDA - NRCS - California, o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Florida (veja depoimentos e explicações detalhadas), o Mobile Irrigation Labs do USDA - NRCS - Managing Irrigation Water and Salinity no Colorado (ver folder de divulgação e entrevista com Jason Peel, especialista em Manejo da Irrigação), o Mobile Irrigation Lab do Resource Conservation District de Monterey County, o programa Mobile Labs do Pajaro Valley e ainda Mobile Lab do Coachella Valley Resource Conservation District, que existe desde 1985 (veja também a publicação "A review of agricultural water use in the Coachella Valley") em uma das regiões mais secas e inóspitas da California, mas que os irrigantes souberam enfrentar as dificuldades impostas pela natureza. Veja os números!

Vista do veículo que representa o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Colorado

Também discutimos em sala de aula as diferença na avaliação em campo entre a irrigação por aspersão e a localizada e ainda sobre a maior dificuldade e custos de avaliação e readequação de um campo de golf, que exigiria investimentos altos.


O marcador "avaliação" neste Blog traz informações complementares aos livros-textos apresentados na Bibliografia, além de sugerir outros artigos técnicos. Nossos últimos artigos publicados sobre o tema foram "Caracterização dos sistemas de irrigação no córrego do Coqueiro no noroeste paulista", "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO" e "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO TRÊS BARRAS EM MARINÓPOLIS - SP".

Entrega do trabalho
O trabalho deverá ser entregue juntamente com a terceira prova que acontecerá em 30 de junho de 2014 e deverá contar com Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Bibliografia utilizada e deverá incluir gráficos e figuras ilustrativas, conforme roteiro já adotado em trabalhos de campo anteriores.

Sugestão de leitura
Saiba mais sobre os sistemas de irrigação no canal (123) e no Blog (123) da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Não deixe de fazer as listas de exercícios e conferir a Bibliografia sugerida para a Disciplina! Mas não deixe de consultar as bibliografias abaixo:
BERNARDO, S.; SOARES, A.A.; MANTOVANI, E.C. Manual de Irrigação. 7a. Edição, Viçosa, Editora UFV, 2005. 611p.
BISCARO, G.A. Sistemas de irrigação por aspersão. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2009. 134p. ISBN 978-85-61228-35-4
BISCARO, G.A. Meteorologia Agrícola Básica. Cassilândia: UNIGRAF - Gráfica e Editora União Ltda.2007. 87p.
ELABORAÇÃO de Projetos de Irrigação. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica. Programa Nacional de Irrigação. 1986.
HERNANDEZ, F.B.T. Curso de Capacitação em Agricultura Irrigada, 1, 1999, Ilha Solteira. Ilha Solteira: (1999) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1999, 55p.
HERNANDEZ, F.B.T. Anais do Simpósio Internacional de Fruticultura Irrigada, 1, 1998, Jales. Ilha Solteira: (1998) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1998, 49p.
LOPES, J.D.S.; LIMA, F.Z. de; OLIVEIRA, F.G. Irrigação por aspersão convencional. Viçosa: Aprenda Fácil, 2009. 333p.
MANTOVANI, E.C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L.F. Irrigação - Princípios e Métodos. Viçosa: Editora UFV, 2a. Edição, 2007, 358p.
MELBY, P. Simplified irrigation de

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características