Chuvas: histórico x 2013/14
"O tempo esta seco assim porque não choveu no período chuvoso." Se você é paulista, dificilmente você ainda não falou/ouviu, esta frase nos últimos meses. Mas será que as chuvas realmente não vieram? A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira utilizou o banco de dados disponível no canal Clima para responder esta pergunta e comparou os dados disponíveis na estação Ilha Solteira desde 1991, durante o período chuvoso, definido como o período entre os meses de outubro a maio.
Nota-se que o último período chuvoso na verdade não foi "extremamente seco", pois registrou a marca de 998,7 mm e chegou perto da marca histórica, de aproximadamente 1011 mm para o determinado tempo. O grande "X" da questão da seca esta na distribuição espacial das chuvas, que deveriam cair nas cabeceiras do rio (onde mais contribuiriam para o abastecimento dos rios, reservatórios , etc), e quando vieram caíram no decorrer do leito e em quantidades pouco abaixo do esperado. Este fator aliado ao déficit hídrico natural de aproximadamente 8 meses por ano, em Ilha Solteira, podem ser considerados os maiores responsáveis pela situação que vivemos nos últimos 3 anos, como sugere o gráfico abaixo.
Entre em contato com a AHI através de um dos nosso canais de comunicação ou fique a vontade para interagir pelos comentários.
Canal de Conteúdo: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Skype: equipe-lhi
email: irriga@agr.feis.unesp.br
Comentários
Postar um comentário