Chuvas em setembro no Noroeste Paulista

Tema do PodIrrigar no dia 2 de outubro, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez falou das chuvas do mês de setembro em Ilha Solteira. Foram 61 mm, muito próximo da média histórica esperada de 67 milímetros.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira fez um levantamento em seu banco de dados das chuvas no mês de setembro em todas as oito estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.


Em cinco das oito estações o volume de chuva acumulado foi superior a 100 mm, como é o caso de Paranapuã que registrou 156,40 mm, Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci) 142,50 mm, Marinópolis com 116,10 mm e Santa Adélia (Pereira Barreto) 115,9 e Bonança (Pereira Barreto) 106,00 mm. Abaixo dos 100 mm ficaram Populina com 84,00 mm, Ilha Solteira 67,00 mm e por ultimo, registrando a menor precipitação, Itapura com apenas 30,08 mm.
No 1 de outubro de 2014, iniciou com chuvas significativas em boa parte do Noroeste Paulista, onde o município de Ilha Solteira e Paranapuã registraram uma precipitação acima dos 30 mm , como mostra a tabela abaixo:

Setembro, o mês mais quente dos últimos 184 anos...
Segundo informações da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). A Terra registrou novo recorde de temperatura, o mês de setembro de 2014 foi o mais quente desde 1880. Pela terceira vez no ano, foram registrados recordes de temperaturas altas, o que, segundo cientistas, pode fazer com que o ano de 2014 se torne o mais quente já registrado.
Em Ilha solteira, o mês de setembro foi quente, porém o mês de outubro nem terminou e já vem registrando temperaturas superiores, passando dos 40º C em dois dias, respectivamente 14 e 15, sendo último a temperatura mais alta do ano 41,2º C.



Horário de verão
Informamos a todos internautas que no próximo sábado, dia 19 de outubro, inicia o horário de verão, adiantem os relógios em uma hora. Esse ano mais longo, vão ser 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos, e uma semana a mais do que a última edição do horário de verão, que foi do dia 20 de outubro a 16 de fevereiro. A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval. Queremos reforçar que nosso CANAL CLIMA não adota o horário de verão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características