Chuva intensa durante uma hora em Ilha Solteira

Boa tarde!

Novembro está quase terminando e a expectativa é que o mês feche muito acima da média de chuva histórica na região. Ilha Solteira até ontem registrava um acumulo de 210 mm no mês e voltou a chover forte aqui ontem (28), a intensidade da chuva chegou a 90 mm/hora logo depois da meia noite, foi de 46 mm/h por volta da meia noite com ventos de 9,1 km/h, registrando no total um acúmulo de 55,9 mm, sendo sua maior parte por volta da meia noite e uma hora da manhã.

A intensidade da chuva foi alta e toda a água que cai não é bem aproveitada devido o rápido escoamento e a baixa infiltração no solo, além de problemas com enchentes e alagamentos de algumas construções civis e rurais.

Outro ponto a considerar é a dispersão da chuva, que foi grande. Na estação de Santa Adélia localizada no município de Pereira Barreto à aproximadamente 16 km de distância de Ilha Solteira, choveu apenas 7,1 mm.

Estas questões dispersão ou variabilidade espacial das chuvas e intensidade são muito importantes e foram objeto das informações prestadas pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez no [Pod Irrigar} desta semana. São somente três minutos, mas com informações relevantes.

Hoje amanhecemos com uma temperatura amena mas o sol já está aparecendo, a temperatura está aumentando e registra agora 28,8ºC. Já a umidade relativa do ar marca 78,6% e está caindo e ventos de 6,9 km/h.

Um dos mapas disponibilizados pela AHI no Canal Clima - Direção e velocidade do vento a cada 5 minutos
Mesmo após uma chuva de intensidade alta, que molhou boa parte das estradas e deixou o campo encharcado, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi a campo e continua trabalhando na troca do sistema de transmissão de dados agrometeorológicos que agora terão a empresa TMdata como provedora do acesso. A mudança exige adequações de hardware e software. Em breve todos os dados serão atualizados e poderão ser conferidos no canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru monitora o clima através de radares, confira abaixo como está a chuva em todo o estado.


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características