Chuva volta a cair no Noroeste Paulista

Volta a chover no Noroeste Paulista, mas a expectativa é que chova muito mais. O último sinal de chuva ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro trazendo aproximadamente 24 milímetros em Ilha Solteira e 26 milímetros na estação Santa Adélia localizada no município de Pereira Barreto.
Com ventos fortes, chegando a atingir 43 Km/h com constantes mudanças de direção, foi a partir das 18 horas no dia de ontem, quarta-feira (19) que as temperaturas caíram bruscamente e a umidade relativa do ar aumentou no município de Ilha Solteira, caracterizando uma chuva de convecção (formada durante o dia quente) e registrou uma precipitação de 21,3 milímetros. Com uma intensidade moderada, que atingiu 18 mm/h em alguns momentos teve média de 7 mm/h.
Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade e no Noroeste Paulista já passa de 74 para 95 milímetros o acumulado de chuvas em Ilha Solteira conforme mostra o gráfico a baixo.

As chuvas que caíram sobre a região de Ilha Solteira de janeiro a novembro de 2014 representam 94% do esperado historicamente.
No ano já são acumulados 1.027 milímetros de chuvas conforme informa o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. No acumulado, choveu 80% do histórico (desde 1967) esperado no ano, que é de 1277 mm.

Pereira Barreto...
Na estação Santa Adélia, localizada no município de Pereira Barreto os ventos chegaram muito fortes, aproximadamente 56,3 Km/h. Foram marcados 36,3 milímetros de precipitação. O acumulado de chuvas no mês de novembro já são de 95 milímetros ou seja, já choveu aproximadamente 96% do esperado historicamente que é de 99 milímetros.

No ano, já são 1106 mm, entre janeiro e novembro. O acumulado anual em Pereira Barreto é de 1168 mm e assim já foram registrados 94% do previsto em base histórica anual.


Em Três Lagoas...
No município de Três lagoas - MS a chuva veio muito forte acompanhadas de muito vento gerando transtornos na cidade. A energia que acabou por volta da 16 horas só retornou depois das 20 horas.

Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características