Chuvas em novembro já registra metade do esperado no Noroeste Paulista

Novembro já registra números significativos no acumulado de chuva em pouco menos de duas semanas apos o inicio do mês no Noroeste Paulista. Em Ilha Solteira já se contabiliza 51% do histórico (desde 1967) de chuvas. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade e no Noroeste Paulista já são 74 milímetros de chuvas acumuladas, mas com a crise por água a esperança é apenas uma: ultrapassar o histórico que são de 142 milímetros.


As chuvas de outubro praticamente atingiram a média histórica de 110 mm em Ilha Solteira, os 107 milímetros tiveram íncio logo no primeiro dia do mês e assim continuou até que a chuva voltou a aparecer no dia 26, sendo completados durante as garoas que pairaram sobre a cidade no último final de samana. Já o mês de novembro, passados 12 dias, registrou precipitação mais significativa nos dias 4 , 8 e entre ontem e hoje (11 e 12). 

No ano já são acumulados 1006 milímetros de chuvas conforme se observa no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. Portanto, temos 79% do histórico (desde 1967), esperamos que o até o final de dezembro esse 21% de chuvas que ainda não chegaram, possam ser superados.


Pereira Barreto
Na Estação de Santa Adélia, localizada no município de Pereira Barreto, o total de chuva acumulada é de 66 mm, ou seja, já são 61% do histórico que é de 99 milímetros no mês de novembro.


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características