Hidroponia + Aquicultura = Aquaponia

Sendo a escassez de água um dos temas mais recorrentes do movimentado ano de 2014, vamos abordar uma forma de se utilizar da água de modo mais eficiente, combinando as técnicas aplicadas a hidroponia e da aquicultura.
A hidroponia, que já foi tema de uma postagem anterior aqui no blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, é a técnica de cultivo [predominantemente de olerícolas] na presença ou ausência de substrato natural ou artificial, enquanto a aquicultura é o cultivo de organismos parcial ou totalmente em meio aquático.
A união dessas técnicas cria a aquaponia, uma técnica de produção alternativa que se mostra muito lucrativa não só no âmbito econômico, mas também no meio social e ambiental. Entre suas vantagens estão o aproveitamento de resíduos da agricultura e da piscicultura, evitando que estes venham a ser descartados em locais inapropriados, também é marcante a redução da quantidade [e facilidade] de aplicações de fertilizantes extraídos de fontes fósseis e oferece ainda a oportunidade de se ter uma produção orgânica, para os adeptos.
Informativo retirado de: Equilibrium

IMAGINANDO UM SISTEMA DE PRODUÇÃO SIMPLES...
Tomamos como ponto de partida o tanque de engorda para peixes, a ração é adicionada ao mesmo, as excretas nitrogenadas dos peixes são lançadas na água, que é bombeada e segue para o biofiltro, e depois para a cama de cultivo,onde estão localizadas as plantas,  irriga as plantas antes de retornar ao tanque.

Confira o projeto aquaponia dourados clicando aqui. Neste projeto foram usadas telhas onduladas e restos de forro de pvc.


Enquanto o projeto do estudante americano Michael Amadori busca alimentar os peixes utilizando vegetais que foram desperdiçados pela população como ração, tornando o sistema ainda mais "amigo do meio ambiente." Confira aqui.

A Embrapa Meio Ambiente possuí uma cartilha sobre o assunto, confira a versão online da mesma aqui.

3 comentários:

  1. muito bom.é uma inovação tecnológica bem promissora em um pais que nao se sabe utilizar os seus recursos naturais. "ÁGUA"!

    ResponderExcluir