Hidroponia + Aquicultura = Aquaponia

Sendo a escassez de água um dos temas mais recorrentes do movimentado ano de 2014, vamos abordar uma forma de se utilizar da água de modo mais eficiente, combinando as técnicas aplicadas a hidroponia e da aquicultura.
A hidroponia, que já foi tema de uma postagem anterior aqui no blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, é a técnica de cultivo [predominantemente de olerícolas] na presença ou ausência de substrato natural ou artificial, enquanto a aquicultura é o cultivo de organismos parcial ou totalmente em meio aquático.
A união dessas técnicas cria a aquaponia, uma técnica de produção alternativa que se mostra muito lucrativa não só no âmbito econômico, mas também no meio social e ambiental. Entre suas vantagens estão o aproveitamento de resíduos da agricultura e da piscicultura, evitando que estes venham a ser descartados em locais inapropriados, também é marcante a redução da quantidade [e facilidade] de aplicações de fertilizantes extraídos de fontes fósseis e oferece ainda a oportunidade de se ter uma produção orgânica, para os adeptos.
Informativo retirado de: Equilibrium

IMAGINANDO UM SISTEMA DE PRODUÇÃO SIMPLES...
Tomamos como ponto de partida o tanque de engorda para peixes, a ração é adicionada ao mesmo, as excretas nitrogenadas dos peixes são lançadas na água, que é bombeada e segue para o biofiltro, e depois para a cama de cultivo,onde estão localizadas as plantas,  irriga as plantas antes de retornar ao tanque.

Confira o projeto aquaponia dourados clicando aqui. Neste projeto foram usadas telhas onduladas e restos de forro de pvc.


Enquanto o projeto do estudante americano Michael Amadori busca alimentar os peixes utilizando vegetais que foram desperdiçados pela população como ração, tornando o sistema ainda mais "amigo do meio ambiente." Confira aqui.

A Embrapa Meio Ambiente possuí uma cartilha sobre o assunto, confira a versão online da mesma aqui.

Comentários

  1. muito bom.é uma inovação tecnológica bem promissora em um pais que nao se sabe utilizar os seus recursos naturais. "ÁGUA"!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características