Acumulado de chuvas em fevereiro já supera volume em janeiro

A segunda semana de fevereiro se inicia com chuva! Nesta segunda feira (09) choveu 28 mm em Ilha Solteira, sendo o terceiro dia chuvoso do mês na cidade, que já acumula 83 mm de chuva frente aos 79 mm de janeiro. A marca histórica para este mês, e o esperado, são 173 mm, sendo 1 mm o equivalente a 1 litro por metro quadrado, até agora choveu 47% do esperado para fevereiro, em menos de 10 dias, o que anima a população em geral e especialmente os produtores rurais da região.
A segunda feira trouxe chuva a praticamente todo o noroeste paulista, também foi registrado chuva em Paranapuã (14 mm), Santa Adélia (Pereira Barreto, 7,4 mm), Bonança (3,8mm) e Marinópolis (16,5 mm), as estações Populina, Santa Adélia Pioneiros e Itapura não registraram chuva maior que 1 mm até o momento.
Chuvas no mês de fevereiro em Ilha Solteira.

O ciclo da água...
Os irrigantes são frequentemente criticados quanto ao uso da água para a produção do nosso alimento de cada dia, mas vale lembrar que a água aplicada na lavoura volta para o sistema na forma de evapotranspiração, que de forma simples é a água evaporada dos rios e do solo somada a transpiração das plantas, e assim a água pura é devolvida para o ambiente. 

O ciclo da água. Fonte: Google/Imagens.
Interaja pelos comentários ou veja todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características