Chove duas vezes mais que o esperado para maio no Noroeste Paulista

Com pouco menos de cinco dias para encerrar o mês de maio, a noticia é boa: as chuvas no no Noroeste Paulista ficaram acima da média esperada. Para o mês de maio que se encontra no período do outono já era de se esperar um volume de chuvas menor em relação ao verão, mas segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora o clima na região noroeste paulista, o volume de chuva acumulada no mês de maio na região já superou a média histórica.
Todos os municípios monitorados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tiveram precipitação superior a 87 milímetros e o acumulado das chuvas já somam em média duas vezes mais que a média histórica. O destaque maior vai para a a cidade de Paranapuã que registrou até agora uma precipitação de 154 mm, frente aos 28 mm esperados, ou seja, aproximadamente quatro vezes maior que a média histórica do mês de maio. Em seguida vem Populina com 120 milímetros e Marinópolis com 125 milímetros. Em Ilha Solteira o volume de chuvas já é 68% maior do que o esperado na média histórica com 103 mm até o dia de hoje (27).
Em comparação ao ano de 2014, as chuvas em maio de 2015 já são mais de 120%, ou seja, a média de chuva acumulada somaram 39 milímetros no mês de maio em 2014 no Noroeste Paulista esse ano já somam 99 milímetros .

Evapotranspiração
A evapotranspiração de referência é de extrema importância para a agricultura irrigada pois indica ao irrigante o momento e na quantidade certa para a aplicação da água , ou seja, a permite realizar o manejo racional da água, evitando privação ou desperdícios. Neste mês de maio, registrou-se até aqui taxas de evapotranspiração por volta de 2,5 mm/dia, ou seja, o agricultor precisaria repor no solo 2,5 litros de água em cada metro quadrado apenas para suprir a retirada de água pelo ambiente, a primeira vista pode ser pouco, mas isso também significa ter de aplicar no minimo 25 000 litros de água em apenas 1 hectares naquele dia.

Chuva e evapotranspiração de referência no Noroeste paulista.


Mantenha-se informado, acompanhe as chuvas e o clima na região em tempo real no Canal CLIMA da Área de Hidráulica e Irrigação: http://clima.feis.unesp.br/

Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características