Inverno se encerra com baixa umidade relativa do ar, altas taxas de temperatura e evapotranspiração

Estamos no ultimo dia do inverno e as temperaturas elevadas, a baixa umidade relativa do ar e altas taxas de evapotranspiração marcam a semana no Noroeste Paulista.

De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da região, desde o último sábado (20) temperaturas elevadas durante o dia, em contraste, as baixas temperatura durante a noite vem sendo registrada.

O dia 23 de setembro, hoje, é marcado pelo fim do inverno para se dar inicio a primavera. A tarde vem sendo quente em todo o noroeste paulista em que todos os municípios registram temperaturas a cima dos 36,5ºC, sendo o destaque maior  os municípios de Marinópolis, Populina, Pereira Barreto (estação Bonança) e Sud Mennucci que vem registando temperatura acima dos 38ºC.

O gráfico abaixo, obtido no CANAL CLIMA da UNESP Ilha Solteira que é atualizado o clima cada 5 minutos mostra a disparidade das temperaturas que apresentam temperatura amenas pela manhã e temperaturas elevadas no momento, como é o caso do município Pereira Barreto (estação Bonança) que marcou aproximadamente 18ºC por volta da 7 horas e depois das 15 horas chegou a 38,8ºC.



A umidade relativa do ar mínima, apesar de baixa em toda a região, a mais extrema são nas cidades de Populina, Marinópolis e Pereira Barreto (estação Bonança) registrando em torno de 20 % entrando em estado de alerta segundo a OMS (Organização mundial da saúde). Todos os demais município registra umidade relativa que variam de 21 a 22 % - em estado de Atenção -.



A evapotranspiração, processo de evaporação de água do solo somado a transpiração das plantas, é indispensável aos irrigantes para realizar um bom manejo da irrigação. Esta variável foi a maior nos municípios Paranapuã e Marinópolis com 5,1 mm/dia no dia de hoje (22/09).

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características