Agricultura irrigada, agroclimatologia e recursos hídricos em foco


Pod Irrigar - Artigo avalia o estado da arte da agricultura irrigada no Brasil, Espanha e Portugal
A agricultura irrigada tem sido, continua a ser e será um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da segurança alimentar da população humana. Os métodos de irrigação pressurizados ao mesmo tempo em que tem cada vez ocupado o espaço da irrigação por superfície coloca a disposição do irrigante toda a evolução tecnológica alcançada para a condução e distribuição da água para a produção de alimentos. Esta evolução tecnológica envolve desde a construção dos equipamentos até o seu acionamento e controle operacional feito remotamente.
Também, há de registrar um grande avanço nos conhecimentos agronômicos que colocam à disposição da produção de alimentos variedades de elevado potencial produtiva, técnicas de proteção de plantas precisas e já se pode aplicar água no momento e quantidade adequada, tanto para se alcançar elevadas produtividades, como para se conseguir produtos de alta qualidade. 
No Brasil, um forte impulso na agricultura irrigada foi registrado na última década, com auge no ano de 2013, quando incorporamos novos 284 mil hectares irrigada. Os anos que se seguiram foi marcado pela maior crise hídrica já registrada, refletindo na expansão da agricultura irrigada, mas ainda sim, apresentou números nada desprezíveis, mas marcou uma mudança na escolha dos sistemas de irrigação, onde sistemas de alta pressão, como os carretéis enroladores deram lugar aos sistemas localizados e pivô central.
No artigo "Vision del regadio" publicado na revista espanhola Ingeniería del Agua, Pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis coordenados pela Leonor Rodrigues-Sinobas apresentam uma visão de irrigação nos países de origem dos autores, cobrindo desde a evolução da agricultura irrigada, o estado da arte representado por algumas das importantes pesquisas em curso ligadas a gestão dos recursos hídricos e o movimento da água no sistema solo-planta e seu impacto sobre o uso da água, este sim, a gestão do uso da água, sendo o grande desafio atual, que impõe limites tanto para a manutenção como para a expansão da agricultura irrigada nos diferentes países.

Expansão da irrigação no Brasil e desafios da agricultura irrigada
Elaborado por Pesquisadores brasileiros, espanhóis e portugueses, o artigo "Visión del regadio" trata da expansão da agricultura irrigada no Brasil, dos recursos hídricos para a irrigação e das necessidades de modernização e transferência de tecnologia e do conhecimento para a máxima produtividade da água. 

Cana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características