Chuvas voltam a cair no Noroeste Paulista após mais de 30 sem precipitação e as temperaturas caem

Depois de mais 30 dias sem chuva no noroeste paulista, a chuva chega na região e as temperaturas caem depois do longo período de seca e calor.

Na última semana de abril, a madrugada de hoje (26) foi surpreendida, após 30 dias - com alguns municípios chegando até 44 dias - sem precipitação na maioria das cidades do Noroeste Paulista, a chuva chegou e já registra 35% do esperado pela média histórica dos outros anos em poucas horas. 

Segundo o monitoramento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, as cidades de Itapura e Sud Mennucci lideram ranking com precipitação de 38 milímetros até o momento, o que representa um alívio aos sistemas de irrigação. O volume de chuva em Pereira Barreto de 37 mm (Bonança) e 32 mm (Santa Adélia), Ilha Solteira com 32 milímetros e Marinópolis com 33 mm, o armazenamento de água no solo vai se recompondo. 


Em comparação ao ano de 2015, a chuva que caiu hoje (26 de abril) já representa quase o dobro em Marinópolis, Itapura também segue com está com 12 milímetros a mais em relação a 2015. Porém nos demais municípios, a precipitação tem sido menor ou igual que 2015, até o momento.


A chuva trazida pelo vento, atingiu todas as cidades que são monitoradas e em Pereira Barreto, essa velocidade do vento chegou a 35,8 km/h com direção sudoeste por volta das 02h32. Na estação Santa Adélia, o vento atingiu 34,5 km/h com forte intensidade e direção Oeste as 02h14 da madrugada de ontem.

Entre 02h e 03h a velocidade do vento em Pereira Barreto na estação na fazenda Bonança, chegou a 18,9 km/h e assim também ocorreu na estação Santa Adélia localizada no mesmo município, 20 km/h no mesmo horário. 


Em 2016, o mês de abril até o dia 25 foi de maiores temperaturas máximas, acima de 36 °C em todos os municípios. Em relação aos 5 anos anteriores, que estiveram pouco acima dos 30 °C, e ainda pior no ano 2013 que até temperaturas máximas de 29 °C nos municípios de Pereira Barreto e Itapura. 

Houve também a queda das temperaturas pela manhã, 19,5 °C por volta das 09h na Bonança e em Ilha Solteira as 10h a temperatura esteve a 20 °C. 


A umidade relativa do ar esteve em estado de atenção por vários momentos, no dia 1o de abril esteve em 22,8% em Itapura, 24% em Sud Mennucci e 27,8% em Marinópolis. No dia seguinte (11 de abril), 23,4% em Paranapuã e 29,5% em Ilha Solteira. Com isso a evapotranspiração eleva seus valores em até 5,5 mm/dia, o que aumenta o deficit hídrico das culturas exigindo o manejo racional da água para irrigação.


Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características