Mais uma visita da TV tem na Área de Hidráulica e Irrigação, dessa vez para o programa "De ponta a ponta"


Hoje foi dia de visita para o coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação, Fernando Braz Tangerino Hernandez. O profissional foi entrevistado pela equipe da TV tem onde falou com a jornalista Mayara Tolloti e o Cinegrafista Maurício Branquinho em um bate papo descontraído sobre o trabalho realizado no Núcleo de Apoio Computacional ao Irrigante (NACI).

O Professor explicou sobre a importância de se dar apoio ao irrigante para a máxima eficiência do uso da água conhecendo dados agrometeorológicos envolvidos no ciclo da cultura e do solo, explicou a também a necessidade de se conhecer a Evapotranspiração da cultura e como é possível o irrigante ter acesso a dados gratuitos de clima e evapotranspiração da referência através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista para melhorar o manejo da irrigação com a aplicação correta de água, pois conhecendo-se a quantidade necessária de água que uma cultura precisa, o manejo da irrigação torna-se ferramenta importantíssima para aumentar a produtividade, gerando assim, lucratividade na agricultura irrigada.

Além do canal, o software SMAI - Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada (mais de 8 mil downloads já realizados) também foi apresentado, ele possui acesso gratuito e está disponível para download no Canal. O SMAI na sua versão mais atualizada permite que o irrigante, o agrônomo, alunos e pesquisadores possam calcular a evapotranspiração de referência de qualquer lugar que estejam através de dados agrometeorológicos disponíveis, um software simples, arrojado e prático e o mais importante, oferecido de forma GRATUITA para melhorar o uso e aplicação da água no manejo da irrigação.

Confira abaixo algumas fotos do bate papo:
Mayara Tolloti batendo um papo com Prof. Tangerino antes de iniciar as gravações

Equipe que participou do "making-of" da gravação do programa "De ponta a ponta".
Jornalistas aproveitam para conhecer e gravar na estação de Ilha Solteira, São Paulo
Self descontraído na Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira, São Paulo.

O programa "De Ponta a Ponta" vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h 45min e divulga informações e curiosidades do interior de São Paulo e uma grande diversidade de assuntos, não deixem de assistir.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desenvolve intensas e diferenciadas atividades de ensino, pesquisa e extensão e pode ser conhecida em seus diferentes canais de comunicação, cada qual com uma linguagem distinta de modo a contribuir com o entendimento e desenvolvimento sócio-econômico baseado na agricultura irrigada. Conheça mais sobre a AHI - Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, acompanhe nosso trabalho e interaja conosco a partir de:
Canal de Conteúdo ou da Irrigação
Canal de vídeos no YouTube
Canal Clima da UNESP Ilha Solteira
Fan Page no Facebook
[Pod Irrigar] - O Podcast da Agricultura Irrigada
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada (Irriga-L)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características