[Pod Irrigar] - Coeficientes de cultura - os Kcs - o que são e para quem servem?

[Pod Irrigar] - Coeficientes de cultura - os Kcs - o que são e para quem servem?
Uma pergunta recorrente é sobre os coeficientes de cultura. Quando se adota o manejo da irrigação via solo, colocamos um sensor na profundidade efetiva do sistema radicular que nos indicará a quantidade de água armazenada e assim podemos decidir quando irrigar e com qual lâmina faremos isso para a máxima produtividade, à semelhança do marcador de combustível do nosso carro.
Neste tipo de manejo, ainda que a diminuição da água armazenada no solo se dê pelo processo de evapotranspiração, podemos alcançar as desejadas elevadas produtividades sem mencioná-lo.
Mas quando o manejo da irrigação é feito pela atmosfera, devemos estimar as perdas diárias de água do solo para a atmosfera realizadas por este processo chamado de evapotranspiração.
Assim, se obtém a evapotranspiração da cultura multiplicando a evapotranspiração de referência obtida em estações agrometeorológicas pelo coeficiente de cultura que indica a fase fenológica da cultura de interesse e assim estimamos a quantidade de água transferida para a atmosfera que deve ser reposta pela chuva ou irrigação para a máxima produtividade.
Assim, o irrigante deve buscar em tabelas o valor do coeficiente da cultura para cada dia do ciclo da cultura irrigada, fazendo esta prática parte do acompanhamento da irrigação dia a dia. Os coeficientes da cultura - também chamados de Kc - podem estar correlacionados com o dia após o plantio e também com os Graus-Dias acumulados durante o ciclo da cultura. Para o Irrigante que dispõe do valor da evapotranspiração de referência, o cálculo dos Graus-Dias acumulados é simples de se fazer, pois haverá a disponibilidade da informação sobre a temperatura máxima do dia anterior, base para o cálculo. Para a maioria das culturas o Kc varia entre 0,5 e 1,2, quando se tem a máxima demanda por água pelas culturas.

Resumindo, Kc é a relação entre a evapotranspiração da cultura e a evapotranspiração de referência. Kc se obtém em tabelas e evapotranspiração de referência se obtém em estações agrometeorológicas e com estes elementos se tem a base para se realizar o manejo racional da irrigação via atmosfera.
O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em clima.feis.unesp.br divulga para todo o Noroeste Paulista o valor da evapotranspiração de referência, e também se poderá acessar artigos técnicos científicos com os valores dos coeficientes de cultivos pesquisado pela UNESP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características