Chuva na região noroeste paulista

Altas temperatura e chuvas convectivas vem caracterizando as últimas semanas no Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e  na região, a estação das flores chegou a registrar as maiores temperaturas do ano de 2016 em alguns municípios nesse mês.

Depois de aproximadamente 4 dias sem chover no noroeste do estado de São Paulo, outubro termina com chuvas de alta intensidade na região.

Até o momento, apenas a estação Santa Adélia Pioneiros (no município de Sud Mennucci) não registrou uma pluviosidade acima dos 10 milímetros. As cidades onde registrou-se chuvas maiores que 25 mm foram Paranapuã (31,5 mm), Ilha Solteira (27,4 mm) e Pereira Barreto (29 mm), até o fechamento desta edição.

Paranapuã se destacou também com a maior intensidade de chuva com 94,8 milímetros por hora, seguido de Ilha Solteira com 82,8 milímetros, o que pode acarretar perdas nas lavouras da região.


As chuvas convectivas ocorrem normalmente no final de tardes quentes, quando a massa de ar quente é deslocada pela fria devido as mudanças de temperatura do solo (pois neste momento o sol já se pôs), sendo suas principais características alta intensidade e pouca duração. Como se observa no gráfico abaixo em que as temperaturas no dia de hoje chegaram marcar aproximadamente 35º C em toda região. 


Ventos Fortes
O vento também se destacou nesta segunda-feira na nossa região pois entre as 15:30 e as 17 horas registramos ventos classificados como muito fortes, sendo 52,6 Km/h em Paranapuã e 42,8 Km/h na estação Santa Adélia, localizado no município de Pereira Barreto, os maiores índices.


É importante salientar aos nossos leitores que no Canal Clima nós NÃO ADOTAMOS HORÁRIO DE VERÃO.

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características