Ventos fortes são registrados na região do Noroeste Paulista nesta semana

Ontem, 20 de outubro, ventos fortes foram registrados pela Rede de estações agrometeorológicas do Noroeste Paulista, monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, em toda região.O destaque foi para a estação de Santa Adélia, localizada em Pereira Barreto, que às 12:50 h registrou a velocidade máxima do vento de 35,8 Km/h. As estações de Itapura e Paranapuã também registraram valores altos, de 32,0 Km/h e 30,4 Km/h, respectivamente.

Hoje, 21 de outubro, o maior valor registrado da velocidade do vento foi na estação de Marinópolis, registrando ventos de 29,3 Km/h.

As estações de Marinópolis, Itapura e Paranapuã já não registram chuvas maiores que 10 mm a mais de 40 dias, e as temperaturas ultrapassam os 36ºC.

Na região de Tanabi-SP houve ocorrência de fortes temporais, registrando altos valores de chuvas e velocidade do vento, causando grandes estragos para a região.

Há um dia o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - declarou Alerta Laranja para algumas regiões do Mato Grosso do Sul e São Paulo, com aviso de acumulado de chuvas trazendo riscos como, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e chuvas de até 100 mm/dia. eEm que, grande parte do Noroeste Paulista está incluso. Confira no mapa disponibilizado pelo INMET:

Fonte: INMET

Na madrugada passada em Catuipe - RS fortes temporais destruíram lavouras de milho e derrubou sistemas de irrigação pivôs centrais. Foram registradas chuvas de 292 mm e  chuva de granizo na região.   

Pivô central caído na região de Catuipe - RS.
Fonte:Recebido pela internet.



Lavoura de milho prejudicada pelo forte temporal na região de Catuipe - RS.
Fonte: Recebido pela internet.

SERVIÇO:
- Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características