Visita dos alunos da agronomia da AEMS Três Lagoas ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação

Neste sábado (26) a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu a visita dos alunos da Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, coordenados pelo ex-integrante Diego Gonçalves Feitosa. Por volta das 8h chegaram ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação, onde foram recebidos pela equipe composta no dia sendo eles: Iuri, Julia e Mariele.

Visita dos alunos de agronomia da Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS
A programação foi desde a apresentação das atividades da Área de Hidráulica e Irrigação até a resolução da avaliação de sistema de irrigação, sendo esse ultimo do tipo semi fixo. Partiram as 9h para as boas vindas dadas pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que deu o "start" na programação, inserindo o contexto de agricultura irrigada e democratização de informações aos visitantes.

Boas vindas do Professor Fernando Tangerino
Após as boas vindas, a orientada Julia Trindade esteve com a palavra para apresentar as estruturas, orientados e o projeto de extensão que completa 11 anos de atividades. A partir daí seguiram para a parte prática preparada pela equipe presente, onde sob a coordenação de Diego montaram 2 linhas laterais no gramado ao lado do LHI e depois fizeram a estruturação do CUC em forma de "X" entre as duas linhas.

Apresentação da Área de Hidráulica e Irrigação feita por Julia Trindade
Ligaram a irrigação com as linhas laterais montadas e esperaram por cerca de 50 minutos. Durante o processo de avaliação de sistema de irrigação, partiram para a apresentação da orientada Mariele Squizato sobre a filtragem e a qualidade de água com o auxilio dos equipamentos disponibilizados pela AHI com a água captada da chuva e armazenada nos reservatórios do laboratório.

Diego Feitosa dando as instruções aos alunos sobre a montagem do CUC

Alunos fazendo a leitura da água captada pelos coletores para avaliação do sistema de irrigação

Mariele Squizato apresentando o sistema de filtragem e retrolavagem do filtro
Depois da filtragem apresentada, os visitantes fizeram as leituras dos coletores posicionados em "X" da avaliação e partiram para os cálculos. Ao final, o orientado Iuri mostrou os modelos de aspersores que estão disponibilizados no Laboratório de Hidráulica e Irrigação e encerram a visita la pelas 12h30 com uma "selfie" no Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação (NACI).

Apresentação dos modelos de aspersores aos alunos visitantes feita por Iuri

Equipe AHI presente e a turma de visitantes da AEMS
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959
    



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características