CINCO ANOS DE POD IRRIGAR - O PODCAST DA AGRICULTURA IRRIGADA


2016 se foi! E com ele já são cinco anos de [Pod Irrigar], essa fantástica e desafiadora atividade de semanalmente conversar sobre agricultura irrigada e agroclimatologia, com um só objetivo em mente: esclarecer toda a sociedade de que para colher os efeitos multiplicadores da agricultura irrigada, é preciso usar a água com eficiência.

Não é uma tarefa fácil usar a água com sabedoria! Mas é fácil entender a razão disso, difícil é colocar em prática!

Não basta muito conhecimento técnico, em solos, agroclimatotologia, recursos hídricos nas suas faces disponibilidade e qualidade da água, Agronomia, com a escolha correta desde as sementes até a colheita e todas as operações que se seguem, irrigação, nas faces escolha de projeto, sistemas e operação adequadas, proteção de nascentes, obediência à legislação, mas também muita consciência!

Se o usuário da água, seja um irrigante, um empresário ou um simples cidadão não estiver convencido de que a água é um bem renovável, mas finito e que se perdulário ou negligente for, outros poderão sentir as consequência de seus atos, todo o conhecimento técnico não será aplicado ou negligenciado. Sim, usar água para as atividades econômicas, vai muito além do lucro, passa por um longo processo de conscientização.

Para ensinar e conscientizar não estamos sós, muitos profissionais se dedicam à isso e assim, este ano ampliamos os nossos convidados a participarem desta verdadeira missão de democratizar o conhecimento e a informação e tentamos cobrir a maior parte das ações que fazem da agricultura irrigada um sucesso em todo o mundo, desde Gênesis, quando uma nascente se abriu em quatro braços para regar o Jardim, até os dias de hoje levando com a segurança hídrica, desenvolvimento econômico e social a regiões inteira, desde técnicas, até os eventos que fizeram a diferença neste ano pela sua relevância.

Agradecemos a todos estes Colaboradores e também a todos os que ouviram estas dicas do Pod Irrigar e que com a audiência e sugestões de pautas, sempre nos motivam. À Equipe da ACI UNESP, Renato Coelho, Amanda Fernandes e Oscar D´Ambrósio, muito obrigado pela parceria! Que os desafios de 2017 sejam todos vencidos e Ótimo Natal a todos!

Este foi o tema da edição de 22 de dezembro de 2016 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características