RETROSPECTIVA 2016: o ano de desafios, crescimento e aprendizado!

Mais um ano está por se encerrar e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com a sensação de dever cumprido traz o que foi destaque em em agricultura irrigada, clima, participações em: congressos, palestras, eventos e muito mais durante todo o ano de 2016.

O ano começou com as noticias sobre chuva e suas consequências, depois da crise enfrentada em 2014 que surtiram reflexos em 2015, em janeiro de 2016 o volume de reservatórios finalmente voltaram a subir mas também trouxe algumas consequências devido a intensidade da chuva em grandes centros urbanos.

Em fevereiro a equipe composta por Estagiárias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que compõem o LÁ VAI ÁGUA F.C., conquista o TRI Campeonato do evento o realizado pelo Centro Acadêmico da Agronomia UNESP Ilha Solteira, a COPA AGRO!



A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira marcou presença na FENICAFÉ - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura em Araguari - MG no dia dedicado ao uso da água nos cafeeiros, abordando a necessidade de repor água que é perdido polo processo de evapotranspiração através dos sistemas de irrigação e de forma eficiente significa adotar programas de manejo da irrigação e praticar a quimigação, sendo que a injeção de fertilizantes quase uma obrigatoriedade e neste caso, a técnica chama-se fertirrigação.


E para comemorar o Dia Internacional da água, o coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação, Fernando Braz Tangerino Hernandez  foi entrevistado pela equipe da TV tem onde falou com a jornalista Mayara Tolloti e o Cinegrafista Maurício Branquinho em um bate papo descontraído sobre o trabalho realizado no Núcleo de Apoio Computacional ao Irrigante (NACI), explicando sobre a importância de se dar apoio ao irrigante para a máxima eficiência do uso da água conhecendo dados agrometeorológicos envolvidos no ciclo da cultura e do solo.
Em abril o Núcleo de Apoio Computacional ao Irrigante (NACI) e o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira receberam a equipe do Programa Ciência Sem Limites da TV UNESP, e o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e seus Orientados deram entrevista explicando em detalhes como é desenvolvidos os trabalhos na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira






Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou de mais um grande evento realizado pela UNESP Dracena, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez foi palestrante no TecCana - II Simpósio Tecnológico de Adubação e Manejo da Cana-de-Açúcar, abordando o tema "Fertirrigação: Desafios da operacionalidade do sistema em cana-de-açúcar".


Em maio foi a vez também de mais um curso sobre o manejo da irrigação de sucesso, com dois cansativos e produtivos dias. Uma parceria entre a UNESP Ilha Solteira, o Inovagri e a ANA - Agência Nacional de Água que rendeu um dia (12) de palestras variadas desde assuntos de canais de comunicação, sensoriamento remoto até o manejo da irrigação como sendo o tema central do curso.


No inicio de junho de 2016 a equipe esteve com a turma de 3º ano de Agronomia da FISMA - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina. Os alunos vieram nos visitar com o objetivo de conhecer a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, as nossas ferramentas de trabalho e saber como trabalhamos com elas. Foi um grande prazer em recebe-los e a equipe espera outra visita em breve!

E no mesmo mês, diretamente do Estado de Goias, acompanhados pelo Professor Dr. Gilmar Oliveira Santos e que foi aluno de Mestrado na UNESP Ilha Solteira e também membro da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação sob a orientação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, a visita foi da Universidade do Rio Verde, os alunos dos Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental.




E a maior feira de irrigação do Brasil entra em sua 6ª Edição, foi realizada em Campos de Holambra - também conhecido como Holambra II -, no município de Paranapanema (SP), é uma promoção da ASPIPP - Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha, Cooperativa de Holambra, produtores rurais e empresários do ramo, a IRRIGASHOW conquistou destaque em nível nacional na tecnologia de Irrigação de lavouras. E o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve presente com a palestra "A expansão da Agricultura irrigada e a importância da capacitação tecnológica para a sustentabilidade da produção de alimentos".


Em setembro também foi mês da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira marcar presença no congresso internacional "SPIE Remote Sensing", realizado em Edinburgo na Escócia, representada pelo Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez que apresentou os trabalhos realizados pela Equipe e Christopher Neale foi o nosso convidado do [Pod Irrigar] para falar do evento.


Em outubro aconteceu o CRHIAM INOVAGRI no Chile e a UNESP também esteve por lá, com o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez apresentando a palestra "Capacitação tecnológica para a sustentabilidade da produção de alimentos baseada na agricultura irrigada" e o evento ainda foi tema das edições do [Pod Irrigar] de 13 e 27 de outubro de 2016.

Entre esses e outros acontecimentos, foi um ano de muito trabalho, aprendizado e conquistas para toda a equipe que cresceu durante o ano, agregando ao time alunos da graduação de Engenharia Agronômica, Civil e Elétrica, Mestrado e Doutorado e assim esperamos que 2017 seja melhor a esse que se encerra! Abaixo, aderimos ao desafio Manequim e mantivemos a tradicional foto de fim de ano da Equipe!



Assim, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira deseja a todos um Ano Novo repleto de boas energias e realizações, alicerçados em muito trabalho e sucesso! 

Canais de comunicação:
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira acredita no poder da comunicação e investe em diferentes canais para atingir um público maior e diversificado e assim contribui para uso mais eficiente da água e dos recursos tecnológicos disponíveis, preservando o meio ambiente e em especial os recursos hídricos para a produção de alimentos, essencial para a sobrevivência de todos. Assim, no canal YouTube o destaque - representados pelo número de acesso - foi a participação do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez no programa "Nosso Campo" da TV Tem que exibiu uma reportagem no dia 21 de março de 2015 sobre a importância da economia e o reúso da água na agricultura e o destaque foi para a importância da estimativa da evapotranspiração para o irrigante o software SMAI (Sistema para o Manejo da Agricultura Irrigada) desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. E os outros canais de comunicação podem ser acessos em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características