Verão começa chuvoso em todo o Noroeste Paulista

Estamos no primeiro dia do verão (21/12), e até o momento atingimos 98% da chuva esperada para o ano de 2016, segundo a média histórica disponibilizada pela Área de Hidráulica e Irrigaçãoda UNESP Ilha Solteira.
Como explicado em postagens anteriores, este ano as chuvas foram muito irregulares, e observou-se que em alguns meses choveu mais do que o esperado, já em outros, a chuva foi bem abaixo da média histórica.
Como exemplo temos a análise de chuvas no mês de dezembro, onde, até o momento precipitações acima da média histórica foram observadas somente na estação de Populina que acumula 156 mm.
O gráfico abaixo mostra um comparativo de chuvas no mês de dezembro de todas as estações agrometeorológicas do Noroeste Paulista operadas pela Área de Hidráulica eIrrigação da UNESP Ilha Solteira.
 

Entretanto, o verão chega com chuvas fortes em todo o Noroeste Paulista como observado nos últimos dias. Tivemos intensidades máximas de 55,2 mm/h e 36mm/h nas estações de Bonança (localizada no município de Pereira Barreto) e Itapura respectivamente. Em Populina e Paranapuã na madrugada de hoje (21/20) registrou se 61,2 mm/h e 63,6 mm/h, respectivamente, enquanto na parte da manhã de Ilha Solteira tivemos também uma intensidade de 63,6 mm/h.  
Há relatos de que nas imediações da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos choveu 100 mm no período de uma hora, entre as 19 e 20 horas de ontem (20/12) causando inundações nessa localidade, como se observa nas fotos.

Imagem recebida pelo Whats App
  
Imagem recebida pelo Whats App

Em Sud Mennucci a chuva tem atrapalhado a colheita do amendoim, pois a mesma aumenta a umidade do solo diminuindo a qualidade do grão.
Colheita de amendoim em área irrigada por pivô central

O mapa da chuva acumulada obtiva através do site Canal CLIMA, nos mostra que tivemos chuvas significativas, importantes para a agricultura em todo o Noroeste Paulista.

Fonte: Canal CLIMA

SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente: BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
- Informações também em (018) 3743-1959 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características