Próximos a metade do ano com municípios ultrapassando 70% do volume de chuva anual esperado

A média de chuva esperada na região Noroeste Paulista é de 72 milímetros e até atualmente estamos ultrapassando esse volume com 74 milímetros. A Rede agrometeorológica do Noroeste Paulista monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação registrou chuvas maiores que 15 milímetros em 7 das nossas 9 estações.

O município de Ilha Solteira já registra 66% a mais que o esperado de acordo com a média histórica com 106 milímetros. Em Marinópolis acontece o mesmo com 36% acima do esperado, ou seja, 84 milímetros quando o esperado era de 62mm. Assim como também, em Pereira Barreto na estação Santa Adélia que já atinge 17% acima dos 78 mm com 91 mm, até o momento.


No mapa é apresentada a região de Ilha Solteira com maior destaque que em termos de volume esperado para esse mês, já ultrapassa em 20mm. Assim acontece também com Marinópolis e em Pereira Barreto na estação Santa Adélia, porém é com menor intensidade. Já nos municípios de  Populina, Sud Mennucci e na estação Bonança ocorre o oposto o volume de chuva encontra-se menor do que o esperado.



Não é a metade do ano e apenas Pereira Barreto não atingiu a metade do volume de chuva esperado para o ano. Nos demais municípios esse valor já foi atingido e especialmente nos municípios de Populina e Marinópolis já passa dos 70% do esperado histórico.


Ontem, a partir das 21h o Noroeste Paulista foi atingido por um vento médio a muito forte e chuva em algumas regiões. Em Pereira Barreto na estação Santa Adélia o vento foi de 37 km/h enquanto que na estação Bonança, no mesmo município, teve chuva e atingiu até 25 milímetros. 

Essa chuva não atingiu toda a região, em Populina e Paranapuã não ultrapassou de 1,5 mm. Já em Ilha Solteira o vento foi de 27,5 km/h e choveu na cidade 21mm, hoje (19) amanheceu nublado, umidade relativa do ar em 87% e a temperatura é de 23°C por volta das 08h30.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características