Altas Temperaturas em toda região Noroeste Paulista

Essa semana de outubro teve início com altas temperaturas, passando dos 39ºC em toda a região Noroeste Paulista conforme registros da Rede Agrometerológica do Noroeste Paulista mantida e operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.  Nesta sexta-feira não foi diferente, com o aumento gradual da temperatura. De acordo com o Canal CLIMA DA UNESP o município de Ilha Solteira chegou aos 40,3°C, Sud Mennucci foi à 40,7°C e os demais municípios também foram castigados pelas altas temperaturas. Hoje, as temperaturas mais altas registradas foram 35,6° no município de Paranapuã e 35,2°C em Sud Mennuci.

Temperaturas do ar máximas do mês de outubro da região Noroeste Paulista

Evapotranspiração e Chuva
  
O mês de outubro no Noroeste Paulista iniciou com chuvas, onde o destaque fica para o município de Itapura que com apenas 1 dia sem chuva maior que 10 mm, contabiliza 102,6 mm até a data de hoje, 14 de outubro. Os demais municípios contabilizam 11 dias sem chuvas. Contudo, já se sabe que a região Noroeste paulista é caracterizada por apresentar os maiores índices de evapotranspiração do Estado de São Paulo e está sujeita a veranicos que podem limitar a expressão das altas produtividades, sendo estas valoradas para algumas culturas na região.
Conforme o Canal CLIMA DA UNESP a média do mês de outubro da evapotranspiração na região Noroeste Paulista não ultrapassa 5 mm/dia, sendo que alguns municípios neste mês apresentaram valores diários de evapotranspiração superiores aos 5 mm/dia. Com isso, é importante salientar que essas condições mostram a necessidade de irrigação, no entanto, a tomada de decisão sobre como irá efetuar a irrigação  sendo complementar ou fixa em todo o ciclo da cultura, é uma decisão econômica que deve-se levar em consideração a evapotranspiração da cultura, variedades, tipo de solo, investimentos, custo operacional de cada sistema e ainda a disponibilidade de recursos financeiros.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características