Inicio de outubro com bastante chuva e ventos fortes

O mês de outubro iniciou fazem 2 dias e acompanhado de um final de semana chuvoso para um final de setembro tipicamente seco.

A equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira monitorando as estações agrometeorológicas do Noroeste Paulista registrou por meio do sistema de rede que disponibiliza os dados climáticos em tempo real, o Canal Clima essas mudanças climáticas.

Os 8 municípios do Noroeste Paulista que possuem uma estação agrometeorológica foram atingidos por essas variáveis, com um destaque especial para o município de Itapura que recebeu rajadas de ventos tão fortes que causaram estragos e por isso foi assunto no jornal da região ontem (02/10), o Bom Dia Cidade, como reportado no link do site G1: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/bom-dia-cidade/videos/t/edicoes/v/temporal-causa-estragos-e-deixa-prejuizos-para-moradores-de-itapura/6187603/

CHUVA:
Essas mudanças tiveram inicio no dia 28 de setembro com 1,5 milímetros(mm) apenas em Dracena. Já no dia 29 de setembro a chuva considerada ideal para a agricultura ocorreu nos municípios de Itapura, Pereira Barreto, Ilha Solteira e Sud Mennucci, com uma média de 16,5 mm.




Dia 30 de setembro, apenas o município de Paranapuã atingiu um valor de precipitação considerável, 11,4 milímetros, as demais estações registraram uma média de 3,1 milímetros, como é possível observar nos dados da tabela abaixo, obtidos da Rede agrometeorológica do Noroeste Paulista e disponibilizados no site Canal Clima da UNESP


O mês de outubro se inicia com bastante chuva em Pereira Barreto (Estação Bonança) e em Itapura com pouco mais de 27 mm em um dia. Já no dia 2 de outubro os municípios apresentaram uma média de 55,7 milímetros, sendo que Marinópolis, Dracena, Itapura, Paranapuã e Ilha Solteira ultrapassaram essa média.


Hoje (03/10) o dia amanheceu nublado e com poucas pancadas de chuva como é representado no mapa de chuva acumulada, em Dracena a temperatura já foi a 13,3 ºC e 14,4 ºC em Itapura.



VENTO:
Não foi por acaso que o jornal Bom dia Cidade foi até Itapura para falar sobre os estragos que um temporal fez na tarde do dia 1º de outubro, 77,1 km/h às 15h44 da tarde. Os outros municípios até apresentaram um aumento na velocidade máxima do vento mas foi ontem (02/10) com destaque para Dracena registrando 56,6 km/h e Marinópolis foi a 53,6 km/h.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características